Servidores em férias retomam rotina de trabalho
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 16 de janeiro de 2001
Maria Duarte De Curitiba 
Os 32 mil servidores públicos estaduais que tiveram férias compulsórias entre dias 2 e 12 de janeiro voltaram ao trabalho ontem. Outros 68 mil já estavam com as férias programadas e devem retomar as atividades no próximo mês, segundo o Palácio Iguaçu. As férias determinadas pelo governador Jaime Lerner (PFL) como medida de contenção de gastos atingiram 100 mil dos 132 mil servidores da ativa.
A redução dos trabalhos nas secretarias não teve grande impacto sobre a população porque os serviços essenciais como policiamento, saúde, Defesa Civil e sistema penitenciário não foram reduzidos. O governo alega ter conseguido economizar R$ 9 milhões com água, luz, telefone, combustível, viagens, entre outras despesas normais das pastas.
De acordo com o secretário da Fazenda, Ingo Hubert, o dinheiro economizado será aplicado na implantação do novo plano de saúde dos servidores estaduais. A Secretaria da Administração já avalia uma nova data para fixar as próximas férias.
Mesmo com a redução do atendimento em algumas pastas, os secretários não pararam as atividades. Eles estão às voltas com a elaboração do planejamento estratégico para este e o próximo ano.
Durante o período de férias, a Ouvidoria Geral do Paraná, encarregada do atendimento à população, registrou 374 consultas pelo telefone de plantão e via Internet. Desse total, 166 foram pedidos de informações sobre as férias, pagamento do terço de férias, mau atendimento médico e sobre o novo plano de saúde do funcionalismo.


