Funcionários da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim do Sol, zona oeste de Londrina, denunciaram a vereadores que estão sendo agredidos verbal e fisicamente por moradores de rua que ficam do lado de fora da unidade. O caso foi comunicado aos integrantes da Comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal, que foram ao local ouvir as reclamações.

De acordo com a vereadora Lenir de Assis (PT), presidente da comissão, as intimidações vêm acontecendo há alguns meses. "As pessoas em situação de rua ficam na UPA porque ali tem água, banheiro, além da comida servida principalmente por grupos religiosos. Só que isso tem provocado conflitos com os servidores, que estão com medo", diz.

Imagem ilustrativa da imagem Servidores da UPA do Jardim do Sol dizem que estão sendo agredidos por moradores de rua
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

Para a parlamentar, não há solução rápida para o problema. "Os moradores de rua não têm onde ficar, por isso procuram os espaços públicos. Por outro lado, o atendimento aos usuários não pode ser prejudicado, ainda mais para os trabalhadores. Não dá pra resolver só levando em consideração a segurança, mas a ampliação de políticas públicas para essas pessoas", declara.

Segundo a vereadora, os servidores são orientados a ligar durante o dia para a Guarda Municipal quando as discussões acontecem. "À noite, me informaram que um agente fica na UPA, mas isso ocorre em qualquer hora", afirma. Na sexta que vem (5), a Comissão de Seguridade Social vai se reunir com representantes das secretarias de Defesa Social, Saúde e Assistência Social para discutir o assunto.

A Prefeitura de Londrina foi procurada e ainda não retornou o contato.