Serra terá 41,3% do horário na TV
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de agosto de 2002
<br> O tempo de cada candidato no horário eleitoral gratuito foi confirmado onte
São Paulo - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem o tempo de TV de cada candidato à Presidência no horário eleitoral gratuito deste ano, que começa no dia 20 de agosto. Os programas irão ao ar duas vezes por dia, com 25 minutos de duração cada um, às terças, quintas e sábados.
De acordo com o tribunal, José Serra (PSDB) vai ocupar, em cada um dos blocos, 10 minutos e 23 segundos do horário eleitoral gratuito, o que corresponde a 41,3% do total. Em seguida, vem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 21,3% do tempo - 5 minutos e 19 segundos. Ciro Gomes (PPS) terá 4 minutos e 17 segundos (17,1%) e Anthony Garotinho (PSB), 2 minutos e 13 segundos (9,3%).
Os candidatos José Maria de Almeida (PSTU) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão 1 minuto e 23 segundos, ou 5,5% do horário cada um. Esse tempo corresponde à divisão igualitária a que cada partido tem direito, segundo legislação eleitoral.
Inserções - O TSE anunciou também que haverá seis minutos de inserções diárias durante 45 dias, divididas pelos partidos. As inserções são de 30 segundos, e cada partido pode optar por dividi-las dentro de um mesmo bloco.
Serra terá direito a 225 inserções, Lula a 115, Ciro, 93, e Garotinho, 49. Rui Pimenta e José Maria de Almeida terão 31 inserções cada um.
Para dividir o tempo de TV, o TSE leva em consideração as coligações registradas em torno de cada candidato.
Garotinho será o primeiro a aparecer no horário eleitoral, seguido de José Maria Almeida, Lula, Rui Pimenta, Serra e, por último, Ciro -
a ordem foi estabelecida por sorteio na semana passada. Um rodízio diário fará com que o último de um dia seja o primeiro do dia seguinte.
Em um eventual segundo turno, o tempo de TV será distribuído por igual entre os dois candidatos. Nesse caso, o primeiro a começar será o mais votado no primeiro turno, mas também haverá rodízio com os dois.
As fitas dos programas de cada partido devem ser entregues pelos partidos ao TSE três horas antes do início de cada transmissão.
