Brasília - Pesquisa encomendada ao Instituto Vox Populi pelo PSDB aponta tendência de consolidação do pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra, na segunda posição na corrida sucessória.
De acordo com a pesquisa, Lula tem 30% das intenções de voto, Serra 19% e os governadores Roseana Sarney (PFL-MA) e Anthony Garotinho (PSB-RJ) aparecem empatados na terceira posição com 14%. Ciro Gomes (PPS) tem 8% das intenções de voto.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, segundo o Vox Populi. Foram realizadas 2.010 entrevistas em 114 municípios, nos dias 27 e 28 do mês passado.
O Vox Populi trabalhou com três outros cenários. Nos três, Serra aparece em segundo. No primeiro deles, sem Roseana, Lula sobe de 30% para 32%, o tucano vai de 19% para 23% e o governador do Rio passa de 14% para 16%. Ciro fica com 10%.
Sem Garotinho na lista apresentada aos entrevistados, os percentuais se repetem: Lula se mantém na casa dos 32%, Serra na dos 23%, Roseana na dos 16% e Ciro na dos 10%.
No terceiro cenário, sem Garotinho e sem Roseana, Lula sobe três pontos percentuais, indo para 35%, Serra ganha quatro pontos, indo para 27% e Ciro vai de 10% para 12%.
O Vox Populi também perguntou aos eleitores quem eles achavam que iria ganhar a eleição para a Presidência da República. Lula manteve a ponta com 32% das respostas.
A pesquisa foi divulgada ontem pela direção nacional do PSDB. Em pesquisas anteriores, Serra aparecia empatado tecnicamente com Roseana e Garotinho.

mockup