Imagem ilustrativa da imagem Sem HC, retorno de Rony Alves à Câmara é adiado
| Foto: arquivo FOLHA

O julgamento do habeas corpus do vereador Rony Alves (PTB) foi retirado da pauta do TJ (Tribunal de Justiça do Paraná) nessa quinta-feira (26). Os desembargadores deveriam julgar o pedido da defesa do parlamentar, que entrou com processo para retomar sua cadeira na Câmara Municipal de Londrina. Alves está afastado do cargo desde janeiro de 2018 por conta de denúncia do Ministério Público no âmbito da ZR3, que apura suposto esquema de propina para aprovação de projetos de zoneamento urbano.

Segundo o advogado Mauricio Carneiro, o TJ decidiu retirar o HC porque formalmente não existiria afastamento contra o vereador. Isso porque o novo pedido de prorrogação do afastamento feito pelo Gaeco ainda não foi apreciado pela 2ª Vara Criminal de Londrina. "É difícil entender por que o vereador não está exercendo suas funções. A Câmara deverá tomar as providências para o retorno imediato dele", disse à FOLHA.

O último prazo concedido pela Justiça venceu no dia 10 de setembro. O HC de Rony Alves foi pedido na esteira da decisão que permitiu o retorno de Mario Takahashi (PV) ao Legislativo em junho. Ambos estão entre os 13 réus da ZR3 e já foram interrogados no processo que tramita em primeiro grau.