Sem greve
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de junho de 2023
Luiz Geraldo Mazza
O grupo mais determinado à greve era o da Universidade Estadual de Londrina que, melhor avaliando, chegou à conclusão que as condições nada têm de favoráveis e, como as demais, pulou fora. No mesmo dia, deram outra notícia otimista: a de que foi cogitada a candidatura de Ratinho Junior a presidente, ainda um tanto discreta, mas em condições de rolar. A volta as aulas está para ser definida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Governo ajuda
Como as pré-condições para a queda da inflação estão na pauta, o governo faz sua parte mexendo no custo dos combustíveis baixando o da gasolina em 3,30% . Medidas outras em andamento visam criar condições mais operacionais na economia. Há fatores adversos como aumento de tributos federais e o fator de alta com mudanças no ICMS. Em julho, o preço deve sofrer nova pressão com o retorno da cobrança dos impostos federais PIS/Cofins .
Natal maior
Governo decidiu aplicar mais no Natal por sua significação turística. A ideia é fazer 47 dias de celebrações a partir de 22 de novembro. Entre os projetos, o da exposição de arte religiosa, encenações teatrais e oficina de presépios.
Lava Jato
Cada vez mais difícil notícia positiva sobre a Lava Jato: agora há um ato do ministro Toffoli que restabelece a presença de Tacla Duran na intenção determinada de atingir o ex-juiz Sergio Moro que também soma fatores para a cassação do seu mandato de senador.
Trilhofobia
A prioridade pelo transporte rodoviário criou no país uma espécie de trilhofobia: agora, por exemplo, foi entregue a Ferrovia Norte Sul após quase quarenta anos. Aqui, o trecho Guarapuava-Cascavel é uma prova dessa falta de planejamento e determinação.
Conflito
Não tem nada a ver aparentemente, no atrito entre os presidentes das câmaras, a lei aprovada que pune discriminação contra políticos que provocou a reação de Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso, que acha que o projeto não anda no Senado. Há quem entenda que será arquivado.
O golpe
A Polícia Federal tem afirmado que nos celulares dos bolsonaristas há prova documental de participação no golpe que estava para ser desfechado contra as instituições, mas no momento a saga maior é contra o senador Marcos do Val acusado de atrapalhar as investigações que teve as redes bloqueadas.
Fim da gotinha
No mesmo dia em que o Ministério da Saúde fazia o alerta para o risco de volta da poliomielite com os descuidos da vacinação anunciava-se também o fim do imunizante oral e o uso somente da vacina injetável. O Zé Gotinha histórico sai de cena.
Doações
São Sebastião acusa as Ongs de demorarem em repassar as verbas doadas após as chuvas de fevereiro. As entidades com R$ 18 milhões em caixa citam projetos de reconstrução.

