Imagem ilustrativa da imagem Segue para sanção projeto que proíbe linguagem neutra nas escolas
| Foto: Devanir Parra/CML

Com 15 votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções, a Câmara Municipal de Londrina aprovou em segundo turno o projeto de lei que que proíbe o uso da linguagem neutra em escolas públicas e particulares de Londrina. Com a votação final, segue para a sanção do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), a medida proposta pela vereadora Jessicão (PP), que pretende proibir ainda instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos para acesso a cargos públicos no município de usarem linguagem neutra, isto é, novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da Língua Portuguesa.

Entre vereadores contrários à matéria estão Lenir de Assis (PT) e Matheus Thum (PP). "Quando se fala em linguagem neutra, se fala de uma linguagem de inclusão e novamente nós estamos aqui votando uma proposta que nega a existência de luta incansável de pessoas de outros gêneros. Essa luta é da população LGBTQIA+ que muitas vezes é invisível para a sociedade. A linguagem é dinâmica, ela é viva, não aprisiona." Já as abstenções foram de Flavia Cabral (PTB) e Lu Oliveira (PL).

Em tom de ironia, o vereador Claudemir dos Santos, o Santão (PSC), voltou a criticar o uso de linguagem neutra. "Votei sim porque respeito as mulheres. Vou chamá-las de bonitas como elas são. Não as chamarei de 'bonites'. Temos que respeita´r a língua portuguesa, não é 'lingue portuguese'." No ano passado, o vereador Santão (PSC) chegou a ser alvo de uma representação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O pedido acabou arquivado, mas causou polêmica. A ironia aconteceu após a gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, saudar as pessoas presentes com “Boa tarde a todos, todas e todes”, utilizado em referência a linguagem neutra.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.