Promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o Encontro Estadual de Prefeitos, Secretários Municipais de Segurança e Guardas Municipais, realizado nesta segunda-feira (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, definiu a criação do Congecep (Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guarda Municipal).

O órgão é formado por representantes das 37 guardas municipais do Paraná, que elegeram a primeira diretoria e debateram propostas para obter mais recursos financeiros, materiais e humanos.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Tiago Amaral (PSD) aproveitou a ocasião para anunciar de forma oficial que as guardas municipais passarão a ter uma cadeira como membro efetivo do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Paraná (Consesp). “Eu fico muito honrado, muito feliz e satisfeito. Nosso foco é a expansão e a melhoria da representação das guardas nos debates sobre a segurança pública”, afirmou.

O prefeito de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), Sergio Onofre (PSC), atual presidente da Amepar e presidente em exercício da AMP, mencionou a experiência do trabalho conjunto na segurança pública no município de quase 120 mil habitantes. “Em Arapongas, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão juntas quando uma blitz vai ser feita. E para quê? Para dar volume, para se somar, para ter mais conhecimento. Ou seja, nós temos que nos unir em favor das famílias paranaenses”.

Polícia de proximidade

Já o secretário municipal de Defesa Social de Londrina, Pedro Ramos, destacou a importância do trabalho das guardas municipais. “Em Londrina, só no primeiro semestre deste ano a Guarda atendeu 10 mil chamados da população. No trânsito, foram 11 mil autuações e 700 veículos irregulares recolhidos”, afirmou ele, que foi eleito primeiro vice-presidente do Congecep (o presidente é o responsável pela guarda municipal de Maringá, Ivan Quartaroli.

A luta não é fácil, segundo o inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, o que ressalta a necessidade de união. “Nós entendemos, como operadores de segurança pública, que a integração com as polícias é fundamental. A Guarda Municipal é a polícia de proximidade. Cada um de nós, guardas municipais, faz a diferença dentro da nossa cidade”.

Governador em exercício

O governador em exercício, Darci Piana (PSD), afirmou que a partir do encontro será possível avançar nas ações efetivas de segurança pública no Estado. “Assim que o governador Ratinho Junior (PSD) voltar de viagem, vamos ter uma conversa com ele a respeito do que está acontecendo aqui hoje. A gente vai conseguir conciliar os interesses de todos, para o bem do nosso povo do Paraná”.

No evento, também foram apresentados detalhes sobre a Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp), feita a leitura e aprovação do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guarda Municipal do Paraná (Congecep) e a eleição da Diretoria Executiva do órgão.

(Com informações da assessoria do deputado Tiago Amaral)