A Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) recebeu, em reunião extraordinária nesta sexta-feira (13), secretários do governo do Estado, deputados estaduais e prefeitos dos 22 municípios que a compõem. O prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), que está em viagem internacional, foi representado pelo vice Junior Santos Rosa (PL).

Esteve em pauta a liberação de recursos para as cidades. Secretários explicaram sobre o acesso aos investimentos e quais tipos de projetos podem ser contemplados. Também anunciaram as oportunidades de investimento disponíveis, e os prefeitos puderam tirar dúvidas e apresentar demandas de seus municípios. O objetivo foi fortalecer o diálogo entre os órgãos municipais e estaduais e facilitar o acesso a recursos, que serão utilizados em obras, na agricultura, infraestrutura e no desenvolvimento urbano.

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Guto Silva, secretário das Cidades, explicou que múltiplos convênios no valor total de R$ 117 milhões, “de recursos das mais diferentes naturezas para uma série de municípios da região”, foram assinados na reunião desta sexta. “É muito focado no Asfalto Novo, Vida Nova, que é um programa para poder levar asfalto, urbanização, a calçada, o passeio e iluminação de LED para milhares de pessoas que ainda estão no barro ou no pó”.

No anúncio mais recente sobre o programa, feito no dia 2 de junho pelo governador Ratinho Junior (PSD), houve a ampliação para atender municípios de 50 mil a 100 mil habitantes. Arapongas, Ibiporã e Rolândia fazem parte dos 14 novos contemplados pelo projeto, que promete pavimentar 100% das vias urbanas das 399 cidades paranaenses.

Conforme Silva, o convênio das administrações municipais com o governo foi assinado nesta sexta, incluindo ações voltadas à construção de equipamentos públicos e aquisição de rodoviários. “Nós já estamos no momento do programa que ultrapassamos a cidade de 100 mil habitantes. Então, na próxima leva entra Londrina, Maringá, Curitiba, as grandes cidades, porque as demais ou já estão em execução e concluindo ou em fase de ampliação”, garantiu.

Havia sido anunciado que Cambé integraria a nova leva de municípios atendidos, porém, a assessoria de imprensa informou que a cidade deve ser contemplada somente na próxima etapa.

O presidente da Amepar e prefeito de Cambé, Conrado Scheller, pontuou que as administrações municipais estão encarregadas de montar e entregar planos de pavimentação ao governo, apontando as necessidades que podem ser contempladas pelos recursos do programa. “O grande benefício da pavimentação asfáltica é o desenvolvimento econômico e humano que proporciona. Só quem mora em uma rua que quando chove tem barro e quando tem Sol tem poeira sabe a dificuldade que é”, considerou.

Disse ainda que “Cambé é uma cidade estruturada”, com asfalto em 99% dos bairros legalizados, que não tem característica de lotes e chácaras. “Esse benefício vai ser para a interconectividade dos bairros, para que possibilite a infraestrutura urbana, que venham empresas investir nesses locais que hoje tem terra e amanhã vai ter pavimentação. Assim vai ter geração de emprego, aumenta a dignidade da pessoa que está morando ali e proporciona que venham novos investimentos.”

DUPLICAÇÃO DA PR-445

Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística, reforçou que a duplicação de mais um trecho da PR-445, entre os distritos de Irerê e Lerroville, está prevista para começar em julho e durar entre 18 e 24 meses. Como uma “boa empresa está executando o trabalho”, o desejo é “antecipar, fazer o mais rápido possível e entregar à população”, frisou o secretário. A execução será possível após um acordo judicial entre a concessionária Caminhos do Paraná, o governo do Estado e a União.

Quando o acordo foi firmado, em maio, o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) divulgou que o investimento seria de R$ 390 milhões no trecho de 24 quilômetros da rodovia estadual.

Alex informou, nesta sexta, que está “assegurado em torno de R$ 400 milhões”. “Paralelo a isso, tínhamos um compromisso com a região de Lerroville, que faríamos as adaptações necessárias para garantir o fluxo e a mobilidade da população, fazendo a duplicação, mas garantindo que tivesse, então, o viaduto e as obras necessárias. Nós conseguimos fazer a inclusão e essas obras estão em andamento”, garantiu.

Prometeu que o Estado vai dar andamento a projetos de duplicação e ampliação de capacidade de rodovias, como a PR-170 e PR-218. “O governador assumiu o compromisso. Se o setor produtivo e as prefeituras nos derem os projetos, vamos tocar.”

Ele mencionou também o ProMAC (Programa de Manutenção e Conservação de Rodovias do Estado do Paraná), “o maior programa da história de recuperação e restauração de rodovias”, cujo investimento ultrapassa R$ 5 bilhões.

CONSERVAÇÃO E ESTRADAS RURAIS

Marcio Nunes, secretário de Agricultura e Abastecimento, anunciou “uma solução para o produtor rural pegar juros abaixo de 9%. Hoje os juros estão acima de 14,5%, um dinheiro muito difícil do produtor pegar e, se pegar, é muito difícil de pagar”. Também apresentou “o maior programa de conservação do solo, da água e combate à erosão do Brasil”, dividido em eixos e com custo de R$ 4,5 bilhões.

O primeiro eixo garante o pagamento de R$ 3,7 milhões a todos os municípios do Paraná para aquisição de 2.400 mil máquinas da linha amarela. “É trator de esteira, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, para melhorar a trafegabilidade e as estradas no meio rural”, pontuou. Observou também que o objetivo é melhorar as vias para crianças irem à escola e cidadãos doentes se dirigirem a hospitais.

Estão inclusos mais R$ 400 mil a fundo perdido para compra de combustível por parte das cidades.

O segundo eixo trata da pavimentação no meio rural, com custo de R$ 3 bilhões do governo. Nunes pontuou que, dos 150 mil quilômetros de estradas rurais do Estado, são poucas as que estão pavimentadas. Informou que o incentivo para o investimento é fomentar a agroindústria que foca no transporte de carga viva, como porcos, frangos e bois, por meio de melhorias nas estradas em que os animais são levados.

“Os municípios já estão autorizados a fazer os seus projetos. Nós viemos conversar com os prefeitos, tirar qualquer dúvida que se tenha, para que nós possamos implementar esse grande projeto de mais de 2 mil quilômetros de estrada pavimentada no Paraná”, informou.

PARTICIPANTES

Integraram o encontro o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, além do subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso, e o presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná), Alexandre Curi. Norberto Ortigara, secretário da Fazenda, Alex Canziani, secretário de Inovação e Inteligência Artificial, e Marcos Brasil, secretário de Indústria e Comércio, estavam com a presença confirmada, mas faltaram ao evento.

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