Curitiba - Depois de mais de três meses de especulações, o governador Roberto Requião (PMDB) praticamente encerrou a reforma de seu secretariado para o mandato que se iniciou no dia 1º de janeiro. Na próxima segunda-feira, Requião empossa seis secretários, alguns que já comandavam pastas em seu governo, outros que entram em consequência das alianças estabelecidas durante o período eleitoral.
Ontem, o secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, afirmou que Requião não pretende fazer mais nenhuma alteração no secretariado. Com isso, a maioria dos titulares das secretarias serão os mesmos do mandato anterior. Até mesmo nomes que queriam deixar o governo ou que tinham suas saídas cogitadas acabaram sendo confirmados. São os casos do secretário da Saúde, Cláudio Xavier, que alegava razões pessoais para deixar o cargo; e da secretária da Cultura, Vera Maria Haj Mussi.
As alterações mais significativas aconteceram em seis pastas, cujos secretários tomam posse na segunda. Dois deles são os petistas Enio Verri, que abre mão do mandato como deputado estadual, e Valter Bianchini. Eles assumem as secretarias do Planejamento e da Agricultura, respectivamente. O segundo substitui Newton Pohl Ribas, que continuará na secretaria como coordenador do programa de apoio à pecuária leiteira.
Outro com posse confirmada é o também deputado estadual Nelson Garcia, que assume a secretaria do Trabalho. Integrante da ala do PSDB que apoiou Requião na última eleição, Garcia vai abrir espaço para que Miltinho Pupio assuma uma cadeira na Assembléia Legislativa. Já na secretaria de Obras Públicas, quem assume é o peemedebista Marcelo Almeida, ex-diretor do Detran e que não conseguiu se eleger deputado federal Além deles, tomam posse Jacir Bergmann II na secretaria de Relações Institucionais e Cerimonial e Virgílio Moreira Filho na de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. Ambos já faziam parte do governo.
Mesmo com uma reforma pequena no secretariado, Iatauro afirma que a renovação é positiva. ''Temos sangue novo no governo e isso sempre é bom'', diz. Além disso, ele afirma que os novos secretários que entram possuem experiência suficiente para desempenhar suas funções. ''São pessoas experientes, de gabarito. O Bianchini, por exemplo, vem de uma atuação no governo federal'', afirma, referindo-se ao fato de o petista ocupar a secretaria nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, cargo do qual será exonerado também na segunda-feira.

mockup