Secretária anuncia mudanças na Saúde
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de janeiro de 2011
Paula Barbosa Ocanha<br>Reportagem Local 
A secretária interina da Saúde de Londrina, Ana Olympia Dornellas, anunciou ontem mudanças no encaminhamento de pacientes nos prontos-socorros da cidade para evitar a superlotação e as constantes filas de espera no Pronto-Atendimento Municipal (PAM) e no Pronto-Atendimento Infantil (PAI). Ana Olympia foi nomeada ao cargo após o pedido de demissão do médico Agajan Der Bedrossian, na última quarta-feira.
''Queremos este ano, por exemplo, redesenhar o fluxo de encaminhamento de pacientes aos prontos-socorros. Vamos ordenar a demanda de acordo com a necessidade do usuário, para que os hospitais não fiquem superlotados'', explica Ana Olympia. Sobre as longas filas espera que os pacientes enfrentam, a secretária justifica que a demanda dos prontos-socorros é muito grande nesta época do ano, ''principalmente por conta das endemias''.
Quanto à falta de médicos, a secretária admite que será necessário fazer mais contratações. ''Perdemos alguns profissionais devido a exonerações e aposentadorias e por isso temos uma demanda para suprir'', salienta. Sobre a denúncia, recebida pela Secretaria de que médicos estariam apresentando atestado médico para não darem plantão na rede municipal de saúde em troca de plantões na rede estadual, Ana Olympia comentou que o caso está sendo investigado. ''Essa é uma questão legal e por enquanto estamos apurando a verdade.''
Sobre seu trabalho no Centro Integrado de Apoio Profissional (Ciap) - entidade que teria desviado em todo o País cerca de R$ 300 milhões de verbas federais ligadas à área da saúde -, Ana Olympia afirmou que o fato não interfere na sua conduta como profissional. ''Trabalhei em mais locais quando estive fora de Londrina. E eu só fiquei no Ciap durante quatro meses desenvolvendo projetos.''


