Presidente municipal do PSD, o ex-presidente da Sercomtel Telecomunicações e da Iluminação (subsidiária), Christian Schneider, vai assumir nos próximos dias a Diretoria de Investimentos do Postalis, o fundo de previdência complementar dos funcionários dos Correios, em Brasília (DF), a convite do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD-SP). Entretanto, Schneider pretende manter o vínculo político com Londrina, pois continuará morando na cidade e deve participar da organização do partido para as eleições municipais. Ele não vai ser candidato neste ano, mas não esconde o desejo de uma futura candidatura em 2018.
A saída de Schneider foi confirmada ontem, durante entrevista coletiva. Assumiu a telefônica o advogado Guilherme Casado, que ocupava a Diretoria Administrativo-financeira da Sercomtel Iluminação (leia mais em Economia). O diretor de Operações da Iluminação, ex-secretário municipal de Obras, Sandro Nóbrega, acumula interinamente a presidência da empresa até definição do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), que está em férias.
Schneider é servidor federal, com carreira na Associação Brasileira de Inteligência (Abin), e veio para a administração de Kireeff para ser secretário de Governo, mas por questões salariais assumiu a telefônica em fevereiro de 2013, onde o salário (cerca de R$ 18 mil) é compatível com o ganho em Brasília. Schneider negou à FOLHA que o anúncio do prefeito de não concorrer à reeleição tenha influenciado na sua saída da empresa londrinense. "Eu já havia sido procurado há alguns dias por pessoas do governo federal, pediram o meu currículo, e assim que começou a nova gestão recebi o convite formal do ministro Kassab. Não teria como dizer não, afinal sou servidor público e, além disso, o ministro é o presidente nacional do meu partido", disse. Por enquanto, as lideranças do PSD seguem apostando que Kireeff será candidato.
O Postalis, considerado o 12º maior fundo de previdência do País, está com rombo de R$ 6 bilhões e foi alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão. A CPI aprovou o relatório final que pede o esclarecimento sobre 353 suspeitas de crimes e infrações administrativas entre pessoas e empresas. A CPI também pediu ao Ministério Público o indiciamento de 146 suspeitos de envolvimento em corrupção. "É uma responsabilidade muito grande, pois são mais de 400 mil vidas envolvidas. O fundo fez vários investimentos que não dão resultado nenhum, então precisarei acompanhar o que está acontecendo em cada um e fazer dar resultado."
Como o Postalis é um fundo privado, em caso de exoneração o novo diretor de Investimentos terá direito a uma quarentena de doze meses, quando permanece recebendo salário.