.
. | Foto: .

“Eis que possuo pouco mais de 52 anos de serviço público”

Ministro Celso de Mello (STF) ao anunciar a antecipação da sua aposentadoria

Levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa para o site Diário do Poder e esta coluna revela: a Saúde é o tema que eleitores mais gostariam que candidatos a prefeito debatessem na campanha. O tema é citado por 37,8% dos entrevistados. Em seguida está o tema Emprego (11,1%) e a Educação (8%) em terceiro. Segurança (6,3%) e Renda/Economia (5,6%) fecham o “Top 5” dos temas mais importantes para o eleitor.

Saúde para todos

Em todos os recortes da pesquisa, a Saúde é o tema principal. Não importa idade, escolaridade, sexo, situação econômica ou região.

Realidade prática

A manutenção de ruas e calçadas (2,4%) é um assunto mais relevante que a pandemia, segundo esse levantamento Paraná Pesquisa.

Polêmicas de ‘setor’

Direitos das minorias (1,2%) e área social (1,1%) são os temas menos relevantes, dizem os eleitores. Outros, como aborto, nem foram citados.

Dados

O Paraná Pesquisas ouviu 2.008 brasileiros em 232 municípios do país, entre os dias 21 e 24 de setembro.

Irmã de Guedes desaprova fim da isenção no Prouni

A proposta de Reforma Tributária defendida pelo Ministério da Economia prevê o fim da isenção fiscal das bolsas oferecidas pelo Prouni, elevando a carga tributária dos atuais 0,8% para 8,8%, sem compensação do governo. A presidente da associação das universidades privadas (Anup), Elizabeth Guedes, que é irmã o ministro Paulo Guedes, estima que será fim imediato de 150 mil bolsas, que atendem pessoas que são carentes.

Pânico na tesouraria

As universidades particulares alegam preocupação com os carentes, mas a rigor estão em pânico com a ameaça de perder faturamento.

Pedido de mudança

Alunos carentes podem perder acesso ao ensino superior caso não haja mudança na proposta de reforma, diz a Anup de Elizabeth Guedes.

Perfil dos alunos

Jovens beneficiados pelo Prouni trabalham, estudam à noite, moram com mais de 7 pessoas e são os primeiros na família a fazer ensino superior.

Relação duradora

Líder do governo, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) acredita no que ele descreve como “base sólida” do governo Bolsonaro no Congresso para derrubar os vetos, esta semana, e aprovar reformas, este ano.

Que pandemia?

Ao contrário do que faz parecer o noticiário, apenas 2,2% dos eleitores apontam a pandemia como o tema que deveria ser prioritário, na campanha desde ano, segundo levantamento do Paraná Pesquisa.

Crescimento em ‘V’

O relatório Oxford Economics aponta que a produção industrial, o setor de construção e o setor de serviços no Brasil vão crescer sem parar até meados de 2021, recuperando as perdas provocadas pela crise.

A diferença e o problema

A gigante Amazon é uma das empresas que mais investe na aquisição de outros negócios. Apenas em 2020, já comprou por US$1,2 bilhão a Zoox, de veículos autônomos, fundada em 2014 (1.091 empregados). Os Correios custam mais do dobro e têm quase 100 mil empregados.

PIB e inflação

Nova análise do Ministério da Economia estima que o produto interno bruto (PIB) do Brasil deve recuar 4,7% este ano. Ficaram para trás previsões catastróficas como do FMI, que apontavam tombo de até 9,5%.

Imunidade manauara

Manaus foi atingida em cheio pela covid no primeiro semestre e chegou a registrar 4,5 vezes o número de mortes previsto para o período. Agora, um estudo publicado na medRxiv.org sugere que a cidade atingiu a tal “imunidade de rebanho”, com cerca de 52% da população infectada.

Protestos em Hong Kong

Os protestos em Hong Kong, que ainda tomam a ilha, celebram seis anos nesta segunda (28). Surgiram em resposta a reformas políticas restritivas impostas pelo governo comunista chinês, “dono” da ilha.

Blockchain na vacina

O Brasil vai usar blockchain para registrar a vacinação contra o covid, revelou o Ministério da Justiça, esta semana. A tecnologia é usada em criptomoedas, com transparência, privacidade e dados descentralizados.

Pensando bem...

...todo ano é a mesma história: o fogo começa na época da seca e acaba com as chuvas. Só muda o culpado.

PODER SEM PUDOR

A lua é dos astronautas

Na ditadura, quando se especulava sobre o sucessor do general Emílio Médici, o jornalista Mauro Santayana encontrou o deputado Zezinho Bonifácio, ardente defensor do regime, e reproduziu uma frase célebre: “No regime presidencialista, é indispensável que a escolha do primeiro mandatário respeite as forças políticas da Nação.” Zezinho reagiu: “Quem disse essa asneira?” Santayana tripudiou: “Seu pai, José Bonifácio, quando se rebelou contra Washington Luís.” Zezinho não perdeu o rebolado: “Isso foi no tempo em que a Lua era de S. Jorge. Hoje é dos astronautas...”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br