O candidato ao governo do Paraná Sandro Alex (PSD) participou neste sábado (12) de uma sabatina organizada pelo Grupo Folha de Londrina, Rádio Paiquerê 91,7 e OAB Londrina. A entrevista ocorreu após a desistência de Requião Filho (PDT) e Sergio Moro (PL) de participar do debate previsto inicialmente. O candidato do PSD respondeu a perguntas relacionadas às demandas de Londrina e do Norte do Paraná.


O primeiro assunto da sabatina foi a construção dos contornos Norte e Leste, previstos no Lote 4 da concessão do pedágio. O primeiro deve ser entregue até o final do sexto ano do contrato, em 2032, enquanto o segundo ainda depende de estudos para sair do papel, já que só foi incluído na concessão após forte articulação da região de Londrina. Sandro garantiu que é possível antecipar os cronogramas.

“Eu vou antecipar, tem condições de antecipar. Por que se colocou no contrato, talvez, um período maior? Quando vai se realizar um contorno, precisa fazer desapropriação, indenização e tem discussão ambiental. Quando comecei a [duplicação da] PR-445, o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] foi lá e parou a obra para fazer a investigação de vestígios indígenas, não tinha nada. Perdemos tempo”, afirmou o candidato, que disse ser necessário um “senador comprometido com Londrina” para atuar em órgãos federais, em clara alfinetada em Sergio Moro, alvo de Sandro em outros momentos da sabatina. “Não comecei ainda o Viaduto do Grêmio porque Brasília não nos deu autorização.”

Outra promessa de Sandro Alex é a construção da nova taxiway do Aeroporto de Londrina, obra que teve o projeto doado pelo industrial Alfons Gardemann, dono da indústria Pado. “Coloca na minha mão que eu vou fazer funcionar. Preciso receber o projeto, precisamos das normas técnicas. Me passem que vou colocar para rodar”, garantiu. Ele destacou que a obra custa R$ 70 milhões e será importante para o Paraná. “Você só está impedido de fazer o que contratualmente você não pode fazer. Se não está no contrato, nós vamos fazer, porque aquela obra vale mais que R$ 70 milhões.”

Questionado sobre o modelo de colégios cívico-militares, o candidato disse querer ampliar de 350 para 500 unidades no Paraná. Sobre denúncias de condutas abusivas nesses colégios, Sandro disse que não tem compromisso com “erro e malfeito” e que, se houver abuso, precisa ser investigado e punido. “Mas, sem dúvidas, nossos colégios contribuíram muito para que o Paraná tenha a melhor nota do Ideb.” O candidato também disse querer construir mais três Colégios Militares no Paraná e ampliar a unidade de Londrina.

REGIÃO METROPOLITANA

O governador Ratinho Junior (PSD) enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que reduz de 25 para seis os municípios da RML (Região Metropolitana de Londrina). Sandro disse ser necessário otimizar serviços e defendeu um “equilíbrio” a partir do diálogo com prefeitos e lideranças, que já se manifestaram contra a redução da RML.

Sandro Alex, do PSD, respondeu às perguntas da FOLHA, Paiquerê 91,7 e OAB Londrina
Sandro Alex, do PSD, respondeu às perguntas da FOLHA, Paiquerê 91,7 e OAB Londrina | Foto: Sergio Ranalli

“Se as lideranças entenderem que o projeto atende às necessidades, ele está em discussão, temos os representantes da região. Se eles debaterem e entenderem que esse número é melhor, eu vou acolher. Se a sociedade entende que é necessário fazer alguma alteração, uma emenda, não vejo problema algum”, pontuou.

Diante da crise no transporte intermunicipal, com empresas abandonando linhas na região de Londrina, o candidato citou o Marco do Transporte Público e defendeu o repasse de recursos federais para o serviço. “Essa conta precisa estar compartilhada.”

FUNCIONALISMO

Sandro Alex se comprometeu a fazer o chamamento de professores e de profissionais da saúde como forma de enfrentar o déficit de servidores no Estado. O candidato ressaltou a necessidade de manter o equilíbrio financeiro, mas disse que irá “abrir os concursos necessários” a partir do próximo ano, se for eleito.

Questionado sobre o pagamento da data-base dos servidores e a defasagem que chega a 47% para os docentes das universidades estaduais, Sandro se limitou a falar em reestruturação das carreiras do funcionalismo e não se comprometeu abertamente com o pagamento da data-base nem com a reposição dos professores universitários.

SEGURANÇA

O candidato lembrou do projeto-piloto do governo do Estado para o uso de câmeras corporais na PMPR (Polícia Militar do Paraná), que, segundo ele, busca verificar se o equipamento “realmente é adequado, funciona e melhora a segurança pública”. Contudo, ele não apresentou um planejamento para a ampliação do número de câmeras. Sandro Alex também defendeu a unificação dos contatos de emergência no 190.

“Agora, estamos com os efeitos climáticos. Qual é o telefone da Defesa Civil? Eu confesso que não sei. Qual é o telefone do Conselho Tutelar? Qual é o telefone de defesa da mulher? Qual é o telefone da Polícia Rodoviária Estadual? Eu não sei. Mas sei o 190. Eu vou colocar uma central, não vou tirar força de ninguém, não quero prejudicar nenhum dos órgãos, mas, se você ligar e tiver rapidez, resposta imediata num feminicídio, eu vou chegar mais rápido. Eu acho que tem muitos números, eu levantei esses dias, tem mais de 20. A gente não lembra de todos. Eu vou fazer uma grande campanha: Paraná é 190.”

REPRESENTATIVIDADE

Apesar de ser a segunda maior cidade do Paraná, Londrina teve pouco protagonismo no primeiro escalão do governo do Estado nos últimos anos. Questionado sobre isso, Sandro afirmou que a cidade “vai estar presente” na sua gestão e citou nomes de deputados e lideranças que integram a sua campanha. “Vocês oferecem pessoas que vão contribuir com Londrina e o Paraná, vocês estarão [no governo].”

AVALIAÇÃO

Entre os organizadores da sabatina, a avaliação é que a discussão com o candidato do PSD foi positiva, sobretudo por apresentar a ele demandas de interesse de quem vive no Norte do Paraná.

JB Faria, da Rádio Paiquerê 91,7
JB Faria, da Rádio Paiquerê 91,7 | Foto: Sergio Ranalli

O sócio-proprietário da Paiquerê 91,7, JB Faria, disse ter gostado dos assuntos debatidos durante a entrevista, ressaltando que “muitos problemas não serão tão fáceis de serem resolvidos”. Para ele, as promessas de antecipar a construção do Contorno Norte e tirar do papel a taxiway do Aeroporto de Londrina precisam ser acompanhadas de perto pela região.

“Eu fiquei imaginando, com todos aqueles que participaram, o que aconteceria se fosse um debate com os três candidatos, que era o objetivo, para eles conhecerem [as demandas da região]. Os dois que não vieram [Moro e Requião Filho] não têm praticamente noção nenhuma do que é Londrina e o Norte do Paraná. Mas valeu o incentivo e temos muito a agradecer a parceria com a FOLHA e a OAB”, afirmou.

Opresidente da subseção da OAB em Londrina, Mário Sérgio de Xavier
Opresidente da subseção da OAB em Londrina, Mário Sérgio de Xavier | Foto: Sergio Ranalli

Para o presidente da subseção da OAB em Londrina, Mário Sérgio de Xavier, o encontro foi importante para ouvir o que o candidato pensa para a segunda maior cidade do Paraná e para a região Norte, “permitindo que o eleitor possa analisar e depositar nas urnas um voto mais qualificado e consciente”. Xavier, contudo, lamentou as ausências de Sergio Moro (PL) e Requião Filho (PDT), que desistiram de participar mesmo após terem confirmado presença e concordado com as regras.

Nicolás Mejía, CEO da Folha de Londrina
Nicolás Mejía, CEO da Folha de Londrina | Foto: Sergio Ranalli

Após a sabatina, Sandro Alex afirmou que o diálogo democrático é essencial para a construção das decisões que mudam a vida das pessoas. “Eu tenho orgulho de todo trabalho que fiz como deputado e secretário de Infraestrutura e Logística, como a duplicação integral da PR-445, o Viaduto da PUC e recursos para a ampliação do Hospital do Câncer, além de garantir em contrato os novos contornos da cidade, uma promessa que eu incluí na concessão e que finalmente vai sair do papel.”

mockup