Pelo futuro
Se não sair candidato ao governo, o que parece mais óbvio a cada dia, o senador Osmar Dias, PDT, será persona non grata para pelo menos 40% dos paranaenses que gostariam de uma boa disputa na campanha de outubro.
Vai virar, fácil fácil, a Geni das Oposições.

Garoto Enxaqueca
Atenção, Londrina: ninguém precisa ficar preocupado com o piti à la Incrível Hulk do governador Roberto Requião, anteontem, durante o encontro de líderes públicos promovido pelo Sebrae, no Centro de Eventos.
Espumar de raiva diante de grupos ou cidadãos que tocam em assuntos para os quais o governo não tem respostas nem soluções imediatas já virou rotina, no caso do governador. É do jeito da madeira.
E depois, sofrer dos nervos não é defeito, é condição.

As dinastias no Paraná
Temos, então, duas grandes dinastias no Paraná e na mesma região: o prefeito de Maringá é Silvio Barros II e o filho do ex-deputado e candidato a governador pelo PPS, Rubens Bueno, é Rubens Bueno II.
Ambos reproduzem no Noroeste do Paraná um hábito de multimilionários norte-americanos, como Henri Ford II, de designar herdeiros com sequência de algarismos romanos. Deve ser coisa fina.

Clorofila e carneiro
O dinástico prefeito de Maringá, Silvio Barros, por exemplo, faz jus ao II: é meio excêntrico, toma água com clorofila o dia inteiro mas, mesmo assim, não está totalmente verde. Pelo menos nas fotografias. Herdou do pai, pelo voto, a prefeitura da cidade.
O advogado Rubens Bueno II não herdou do pai a prefeitura de Campo Mourão, nem deve tomar clorofila. Mas tem a opção de se transformar no ''Príncipe do Carneiro no Buraco'', prato típico regional.

Outros nobres
O Paraná está assim de nobres: o deputado Chico da Princesa é um. Outra é a Viação Princesa dos Campos, de Ponta Grossa. Londrina é a Rainha do Café. Tem também a Rainha do Caqui, Rainha do Pêssego e o Rei Quião.

Sem segurança
Desde ontem, toda a teleinformática da Universidade Federal do Paraná sofre com a invasão dos hackers. Está um caos, com dados e pesquisas em perigo.
O que espanta é a UFPR, com tanta massa pensante, não ter ainda um sistema qualificado de proteção na área.

A dama do lobby
A advogada Carla Karpstein foi exonerada do cargo de diretora geral da secretaria de Indústria e Comércio. Corre nos corredores oficiais que Carla levou em mãos ao governador Roberto Requião a proposta de um grande banco para obter depósitos dos recursos da Paraná Previdência.

Boa testemunha
Carla afirma que agiu exatamente dentro das leis de mercado. Mas bonita e jovem como é, faria sucesso imediato em qualquer mesa de CPI deste País.

Parentes na Sercomtel
Atenção, Sercomtel: tem gente investigando direitinho os parentes e afins de vereadores que ocupam cargos na empresa. Novidades à vista.

[Retr-Foto:po6x19 {Grade: ;Pessoa: ;Evento: ;Lugar: ;Chave: ;Data: }]
France Presse
O Homem de Havana
O governo cubano vai escolher entre os altos funcionários do Palácio Iguaçu, com declaradas e óbvias tendências comunistas, o mais radical deles para ir a Havana treinar o método local de alfabetização. O método, conhecido como ''Susto in lá hora'' é simples: o sujeito chega e diz pras criancinhas que é comunista e professor. É o suficiente.
O assessor Benedito Pires, sempre muito, muito nervoso, já se inscreveu.

O nome da mãe
Só tarde da noite apareceu, num click, o nome certo da mãe do empresário Auber Silva Pereira, este que está inaugurando em Londrina uma nova rede de TV a Cabo, a Flex TV. O nome da mãe dele é Cleide e não Cleusa, como saiu aqui ontem. Aí já era tarde pra corrigir.
Dona Cleide lutou como uma leoa para este menino conseguir instalar a rede de TV em Londrina. Além da correção (dever nosso), merece reconhecimento total pela força na batalha.

Grande abraço
Um alô para o empresário Sidnei, com banca na Ceasa de Foz do Iguaçu, atilado e antenado nos assuntos de segurança da cidade.
Um alô para o Pedrinho Scucuglia, publicitário de Londrina que faz sucesso no Norte do País e lê estas mal traçadas linhas pela Internet.

Daltônicas
De troca troca
O médico anda a pé pelo bairro perigoso a qualquer hora do dia ou da noite há anos e jamais foi assaltado ou ameaçado.
É a reserva técnica da bandidagem que conta com bom atendimento quando um ou outro chega ferido no posto de saúde.

mockup