Curitiba - O deputado federal do Paraná, Florisvaldo Fier o Dr. Rosinha (PT) encaminhou ontem ao Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, ofício pedindo o afastamento do delegado regional do Trabalho no Paraná, Celso Soares da Costa. Rosinha diz ter tido acesso a um relatório que mostra irregularidades na administração da delegacia. No ofício encaminhado ao ministro do Trabalho, Paulo Jobim Filho, o deputado acusa Costa de ''omissão'' e ''de uso indevido de verbas públicas''.
A denúncia, segundo Rosinha, foi fundamentada no relatório de Tomadas de Conta Anual, da Secretaria Federal de Controle, e de auditoria realizada na Delegacia do Trabalho e do Emprego no Estado do Paraná (DRT). O deputado entendeu que esses documentos apresentam provas de ilegalidade e utilização incorreta de verbas públicas, ''cuja omissão do delegado regional é evidente''.
Entre as irregularidades, a delegacia teria renovado contrato de prestação de serviços de limpeza e conservação com a empresa Obra Prima S/A Tecnologia e Administração de Serviços, mesmo depois de ter acabado o prazo legal. O termo aditivido de renovação do contrato teria sido expedido por quatro vezes, com aumento gradativo da verba destinada à empresa.
O deputado afirma no documento que mesmo depois de constatada as irregularidades, a mesma empresa continua prestando serviços à DRT do Paraná. Consta no ofício que a delegacia pagou à empresa em questão, ''indevida e ilegalmente'', a quantia acumulada de R$ 721.387,14.
Outra acusação citada no documento diz respeito à locação de um imóvel em Santo Antônio da Platina (20 quilômetros ao Sul de Jacarezinho), onde estava instalada a Agência do Trabalhador. O imóvel seria de propriedade de um servidor lotado naquela agência.
O deputado questiona que, mesmo com denúncias formais sobre o caso, um inquérito administrativo disciplinar pela delegacia nunca foi aberto, o que explica a acusação de ''omissão'' destinada ao delegado regional. ''Ao rosário de ilegalidades constatadas, praticadas pelo delegado da DRT, soma-se denúncia encaminhada pelo Ministério Público Estadual, com o pedido de prisão requerida à Justiça pela prática de desvio de dinheiro público na Companhia Municipal de Urbanização (Comurb)'', lembra Rosinha.
O documento descreve outras irregularidades administrativas que teriam sido cometidas pelo delegado Costa e pede que sejam tomadas providências legais. A reportagem tentou falar com o delegado regional para que ele se pronunciasse sobre o documento, mas todos os telefones de contato estavam desligados, inclusive de sua assessoria.

mockup