Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará a cerimônia de posse da ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa na próxima segunda-feira, no plenário da corte. O decreto de nomeação da ministra, assinado pela presidente Dilma Rousseff, foi publicado ontem em edição extra do Diário Oficial da União.
Rosa Weber ocupará a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie Northfleet, que se aposentou em agosto. Rosa foi indicada para o posto pela presidente Dilma Rousseff em 7 de novembro. Com a chegada da nova ministra, o quórum do STF fica completo, com 11 integrantes. A ministra nasceu e estudou em Porto Alegre (RS) e ingressou na magistratura em 1976, como juíza do trabalho substituta. Promovida a juíza titular de Vara do Trabalho e juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 4 Região (RS), tomou posse como ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em fevereiro de 2006.
A aprovação da indicação de Rosa Weber no Senado teve momentos críticos. No último dia 6 de dezembro, ela passou por uma sabatina de mais de seis horas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no Senado, que acabou aprovando a indicação com 19 votos favoráveis e três contrários. Na ocasião, senadores de oposição fizeram uma série de perguntas sobre temas como Direito Penal, área em que ela nunca atuou. Rosa, há mais de 30 anos, é juíza do Trabalho.
No dia 13 de dezembro, o nome de Rosa Weber foi aprovado no plenário do Senado, novamente sob críticas a respeito do conhecimento jurídico da ministra. A votação terminou com 57 votos favoráveis, 14 contrários e uma abstenção.

mockup