Roriz extingue secretarias e corta cargos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de maio de 2000
Agência Estado De Brasília 
O governo do Distrito Federal anunciou ontem uma reforma administrativa que extingue seis das 25 secretarias e prevê, para os próximos 90 dias, o início da privatização ou outorga de quatro empresas e órgãos estatais. Além disso, as Fundações Educacional e Hospitalar do Distrito Federal, atuais executoras das políticas públicas em seus setores, deixarão sua condição de fundações e terão suas funções absorvidas pelas respectivas Secretarias de Estado.
Não haverá demissões, mas serão extintos 696 cargos comissionados que já não estão sendo ocupados. Além disso, será colocado em prática um Programa de Demissão Voluntária (PDV), pelo qual o governo do DF espera que 4 mil de um total de 15 mil servidores venham a deixar seus cargos.
Pretendemos agilizar mais os serviços, enxugar a máquina e, acima de tudo, economizar, porque não quero continuar administrando sobre uma folha de pagamento, disse o governador Joaquim Roriz (PMDB). O secretário de Fazenda, Valdivino de Oliveira, prevê que só o remanejamento de secretarias e órgãos proporcionará uma economia mensal de R$ 500 mil. O Ministério Público entrou com uma representação no Tribunal de Contas para investigar a necessidade de contratação da Fundação Getúlio Vargas para elaborar reforma administrativa do DF.


