Resultado para o Senado só agrada a Osmar Dias
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de agosto de 2002
Luciana Pombo<BR>Equipe da Folha 
Curitiba - O senador Osmar Dias (PDT) lidera a briga pelo Senado com 35% das intenções de voto, conforme a pesquisa Ibope divulgada na noite de anteontem pela Rede Paranaense de Televisão, afiliada da Globo no Estado. O ex-governador e empresário Paulo Pimentel (PMDB) está em segundo lugar com 24% dos votos, seguido do deputado estadual Tony Garcia (PPB), com 22%. Vinte e seis porcento não sabem ainda em quem votar e outros 13% pretendem votar nulo ou em branco, de acordo com a sondagem. A margem de erro fixada pelo Ibope é de 2.8 pontos percentuais.
Osmar diz ter gostado do resultado e que trabalha agora para ampliar a sua diferença com os demais colocados. O senador afirma que a pauta do Congresso para o ano que vem será extensa e importante. ''Os senadores precisam estar preparados'', aconselhou.
Pimentel questionou a metodologia da pesquisa, que teria perguntado apenas aos eleitores em qual candidato ao Senado o mesmo votaria para as eleições deste ano. De acordo com Pimentel, faltou esclarecer que nas eleições deste ano estão em jogo duas vagas ao Senado. ''A pesquisa não demonstrou que os eleitores poderiam optar por dois. Muitos que votariam em Osmar no primeiro turno, poderiam votar em mim no segundo turno. É uma tendência natural'', afirmou. Pimentel não esconde o desconforto de ficar tecnicamente empatado com Garcia.
Já Tony Garcia comemorou o resultado. Disse que sua campanha ainda nem iniciou e já está tendo retorno. ''Eu só vou colocar minha campanha na rua na segunda-feira.'' Esta não é a primeira vez que Pimentel e Garcia se enfrentam. Em 1990, os dois candidatos também concorreram ao Senado. Disputou-se na época apenas uma vaga, que acabou ficando com José Eduardo de Andrade Vieira. Garcia ficou em segundo.
Pimentel não acredita no crescimento de Garcia. ''O Tony tem problemas com o Consórcio Garibaldi e isso vai vir à tona. Ele vai despencar nas pesquisas. O candidato que demonstrar que tem marcas de desonestidade vai cair terrivelmente'', declarou. Garcia rebate dizendo que nada deve à Justiça. ''Já está claro que nada tenho a ver com este consórcio que acabou lesando os consumidores paranaenses. Não respondo por nada. Quem vai despencar nas pesquisas é o candidato que foi governador do Paraná e recebe aposentadoria do Estado'', devolveu.
O quarto colocado na pesquisa Ibope é o deputado federal Luciano Pizzato (PFL). Ele aparece com 7% das intenções de voto, seguido por Flávio Arns (PT) e Nely Almeida (PSC) com 2%, e pelos candidatos Aristides Mossambani (PSD), Affonso Antoniuk (PPS), Edésio Passos (PT), Júlio Cezar de Jesus (PSTU), Rogério Miranda de Mello (PTC) e Everaldo da Silva (Prona) com 1%.


