Depois de dois dias de tentativas mal-sucedidas, o PT abandonou ontem o sistema eletrônico de totalização dos votos. A transmissão de dados, feita via internet, entrou em pane em virtude do congestionamento de informações. Os dados totalizados nos Estados e municípios serão agora transmitidos via fax para o diretório nacional, em São Paulo.
Em nota oficial, o PT afirma que vai fazer um ''esforço coletivo'' para concluir a totalização até segunda-feira á-o prazo inicial era amanhã.
Virtual reeleito para a presidência nacional do partido, José Dirceu prometeu ontem que fará uma auditoria para descobrir o que aconteceu. ''Deveria ter havido um esquema paralelo, um ''plano B'' de totalização de votos. Talvez tenha sido um erro'', disse.
Os problemas também provocaram reação da ala radical ''Articulação de Esquerda'', que convocou a militância a fiscalizar a apuração. José Dirceu disse ainda que considera alto o quórum de cerca de 200 mil votantes, apesar de o partido ter previsto 300 mil.
José Dirceu disse que o resultado indica o prosseguimento da política de ''abertura'' do partido.''Recebi um mandato expresso do partido para prosseguir com a política que desenvolvemos nos últimos seis anos, de abertura do PT, de buscar o governo do Brasil, de fazer alianças'', declarou.
Apesar de falar como eleito, José Dirceu não recebeu ainda um único voto vindo de boletim oficial. A expectativa de vitória do atual presidente é toda feita com base em resultados extra-oficiais da eleição, colhidos pelo partido junto aos 27 Estados.
Segundo José Dirceu, a conjuntura está provando que os moderados tinham razão ao defender uma ampla aliança com setores de centro. ''O Itamar, ficando no PMDB, é improvável que seja candidato a presidente. Isso abre espaço para que nós tenhamos apoio extraordinário de deputados, vereadores e prefeitos do PMDB'', disse. O diálogo com PSB e PPS, segundo ele, também deve ser retomado.

mockup