Requião elogia Pimentel em reunião de secretariado
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de janeiro de 2005
Maigue Gueths<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O ex-governador e presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Paulo Pimentel, deixa seu cargo na estatal até o final do mês com o ego em alta. Ontem, na reunião semanal do secretariado estadual, o governador Roberto Requião (PMDB) não poupou elogios e referências a Pimentel. ''Quero ressaltar que uma das obras mais bonitas do Centro Cívico foi projetada e construída quando Pimentel era governador'', disse Requião.
Para selar a saída de Pimentel, Requião também assinou, no início da reunião, um convênio entre a Secretaria da Educação, Copel e Celepar para a utilização de fibra óptica para o programa Paraná Digital. O programa, no valor de R$ 48 milhões, prevê acesso gratuito à internet para professores e alunos da rede estadual de ensino. Hoje, segundo o secretário da Educação, Maurício Requião, cerca de 400 escolas já têm fibra óptica instalada. O convênio prevê atendimento a um terço dos municípios do Estado.
Na reunião, o secretário de Obras Públicas, Luiz Dernizo Caron, informou sobre o andamento da segunda fase do Programa de Revitalização do Centro Cívico, em Curitiba. No último final de semana, foram retirados os quatro andares superiores do prédio abandonado, existente há 18 anos na Praça Nossa senhora de Salete, e que deveria funcionar como Fórum. Agora a secretaria está orçando os custos das obras na parte central. A previsão é que até outubro deste ano o edifício estará concluído.
A revitalização do Centro Cívico prevê a retomada da proposta do ex-governador Bento Munhoz da Rocha que agregou em um espaço físico o comando de decisão do Estado trazendo de volta ao Centro Cívico as secretarias de Estado que hoje estão espalhadas por Curitiba. Esse prédio deve abrigar a partir de outubro do ano que vem as quatro secretarias que hoje funcionam no antigo conglomerado Banestado, no bairro Santa Cândida.
Com a retirada dos quatro andares o prédio segue seu projeto orginal, que determinava seis pavimentos e não dez, como foi feito. Com isso, a área do imóvel fica em 29 mil metros quadrados. O desmonte dos andares resultou em 96 painéis de concreto, com 19 mil blocos que serão utilizadas para a construção de casas populares de 40 metros quadrados. Parte deste material também será usado para a construção de salas de aula para a Polícia Militar.
Caron também anunciou a nova sede da Procuradoria do Estado, que ocupará os 6,5 mil metros quadrados do prédio que antigamente abrigava a Legião Brasileira de Assistência (LBA) e hoje tem áreas do Judiciário. O sistema Judiciário, por sua vez, aguarda para ser transferido ao atual prédio da Prisão Provisória do Ahu.
O secretário de Obras Públicas apresentou ainda o Sistema Estadual de Orçamento de Obras, uma iniciativa que vai permitir o acompanhamento da população sobre os custos das obras públicas e reduzir despesas. O acesso, por meio da internet, vai possibilitar total transparência sobre os gastos do governo, desde o custo dos insumos até as grandes licitações. Para potencializar o sistema de orçamento, o governo lançou ainda o sistema ''De Olho na Obra'' (www.deolhonaobra.pr.gov.br), que vai permitir o monitoramento on-line dos investimentos em obras públicas.


