Requião ameaça demitir secretários
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 16 de junho de 2003
Luciana Pombo<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O governador Roberto Requião (PMDB) ameaçou ontem demitir todos os secretários de Estado que ''não cumprirem rigorosamente os compromissos e que não se interessem pela política de desenvolvimento do Paraná''. A ameaça foi feita durante a exposição das perspectivas agrícolas, zoneamento rural e mapa da pobreza do Estado.
A reunião estava marcada para começar às 8 horas e deveria reunir todos os secretários. No entanto, na abertura dos trabalhos apenas sete dos 24 secretários estaduais estavam presentes. ''Isso é um descaso'', esbravejou o governador. Ele marcou uma nova reunião com os secretários para hoje, às 7 horas. ''O governo tem que ser um time só. Temos que ter todos os secretários entendendo sobre a política de desenvolvimento do Estado. A ausência de secretários será entendida como um pedido de demissão e que será aceito imediatamente'', emendou.
Requião tem compromisso agendado em São Paulo hoje. No entanto, ele admitiu que poderá atrasar o compromisso para conduzir os trabalhos no Canal da Música, no Bairro Mercês. Caso Requião tenha que ir para São Paulo, o vice-governador assumirá a presidência dos trabalhos. ''Seguirei rigorosamente a determinação do governador'', disse ele. O cerimonial anotou o nome de todos os secretários que compareceram na primeira reunião. Amanhã o ritual deverá ser repetido.
Estavam no início dos trabalhos os secretários: Orlando Pessuti (da Agricultura e Abastecimento), Luiz Fernando Delazari (da Segurança Pública), Luis Mussi (da Indústria, Comércio e Relações com o Mercosul), Milton Buabssi (de Relações com a Comunidade), Luiz Carlos Delazari (Ouvidor Geral), Aldair Rizzi (da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Airton Pisseti (da Comunicação Social). Chegaram atrasados os secretários Luiz Cláudio Romanelli (da Habitação), Waldyr Pugliesi (dos Transportes), Cláudio Xavier (da Saúde) e Nizan Pereira (de Assuntos Estratégicos).
Os secretários faltosos e que levaram um 'pito' em público do governador são: Caíto Quintana (Casa Civil), Anselmo José de Oliveira (Casa Militar), Sérgio Botto de Lacerda (Procuradoria Geral do Estado), Reinhold Stephanes (Administração), Vera Mussi (Cultura), Maurício Requião (Educação), Heron Arzua (Fazenda), Aldo José Parzianello (Justiça), Luiz Dernizo Caron (Obras Públicas), Renato Adur (Desenvolvimento Urbano), Luiz Eduardo Cheida (Meio Ambiente), Eleonora Fruet (Planejamento), Padre Roque Zimmermann (Trabalho e Promoção Social) e Edson Strapasson (Assuntos da Região Metropolitana).
Ontem, Eleonora Fruet, Heron Arzua, Maurício Requião e Reinhold Stephanes justificaram que não compareceram no Canal da Música porque estavam numa reunião com a APP-Sindicato, para discutir o reajuste salarial reclamado pela categoria. O líder do governo na Assembléia Legislativa, Angelo Vanhoni (PT), estava com o secretário e repassou a informação para o governador, depois do apimentado pronunciamento.


