|
  • Bitcoin 125.164
  • Dólar 5,0950
  • Euro 5,2570
Londrina

Eleições 2022

m de leitura Atualizado em 26/07/2022, 00:01

Requião aguarda nome para Senado; Ratinho Jr. também faz "mistério"

Nomes podem ser divulgados pelos respectivos partidos mesmo após convenções que terminam no dia 5 de agosto

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de julho de 2022

Guilherme Marconi - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Após convenção do PT (Partido dos Trabalhadores) no Paraná, a federação formada com o PV e PC do B deixou em aberto a escolha do nome ao Senado. Candidato ao Palácio Iguaçu, o ex-governador Roberto Requião - que terá como vice o ex-presidente da Itaipu, Jorge Samek (PT) - disse que o grupo político ainda está com negociação aberta com o PDT e o PSB para indicação de um nome para candidatura majoritária no Senado. 

Também no final de semana, o ex-governador Ratinho Junior (PSD) participou em Londrina da convenção estadual do Progressistas que anunciou o deputado Guto Silva (PP) como pré-candidato ao Senado, mas a candidatura de Guto não foi homologada pela executiva estadual e ainda está em aberto. Entretanto, interlocutores do governador afirmam que Ratinho poderá apoiar outro candidato como Paulo Martins (PL), que ganhou o "status" de preferido do presidente Jair Bolsonaro (PL).  O apoio de Ratinho Junior ao senador Alvaro Dias (Podemos) está cada dia mais distante, mas não foi totalmente descartado. 

Imagem ilustrativa da imagem Requião aguarda nome para Senado; Ratinho Jr. também faz "mistério" Imagem ilustrativa da imagem Requião aguarda nome para Senado; Ratinho Jr. também faz "mistério"
|  Foto: Divulgação PP
 

Presidente do PP, a deputada estadual Maria Victoria, filha do deputado federal Ricardo Barros (PP), reiterou que os cargos da majoritária ainda não estão definidos. "O Progressistas apoia a reeleição de Ratinho Junior e de Bolsonaro e delegou para executiva os nomes para a majoritária e fechamos a lista de deputados estaduais e federais. O jogo está encaminhado. O Guto é nosso pré-candidato ao Senado, mas as coisas podem mudar aos 45 do segundo tempo. Depende muito dos outros 'players', de como eles irão se posicionar e estamos com todos os nossos progressistas à disposição."

Imagem ilustrativa da imagem Requião aguarda nome para Senado; Ratinho Jr. também faz "mistério" Imagem ilustrativa da imagem Requião aguarda nome para Senado; Ratinho Jr. também faz "mistério"
|  Foto: Eduardo Matysiak_Divulgação PT
 

POLARIZAÇÃO

Para o presidente estadual do PT, o deputado Arilson Chiorato, a eleição no Paraná deverá ser polarizada da mesma maneira que será a nacional. "Na minha avaliação aqui será polarizado igual à nacional e favorece ainda mais o Requião. Até porque Lula está liderando a pesquisa. Vamos colar a imagem de Lula e Requião, e colar a imagem de Ratinho a Bolsonaro irá atrapalhar o governador. Nossa estratégia será associá-los, que nada mais é que a verdade." Ele também reiterou que o partido busca ampliar a coligação com PSB e PDT e que um nome ao Senado poderá sair de outro partido, mas há opções do PT cotadas na majoritária. 

Além de Guto Silva, Paulo Martins e Alvaro Dias, outro candidato forte nas pesquisas de intenção de voto ao Senado é do ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil), que já definiu seu destino. O PSDB colocou o nome do ex-prefeito César Silvestri Filho para a vaga e o PDT tem à disposição a pré-candidatura da professora de Direito da UFPR Desiree Salgado, mas a convenção do partido será no próximo dia 30. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.