Requião afirma que avisou Lerner das operações ilegais
Curitiba O governador Roberto Requião (PMDB) disse que avisou pessoalmente o ex-governador Jaime Lerner (PFL), durante o período de transição entre os dois governos, das operações ilegais de créditos tributários.
Requião afirmou que Lerner ouviu as denúncias, mas não quis investigar o caso. As declarações foram feitas em Foz do Iguaçu, durante assinatura de convênio da Itaipu com várias empresas do País para campanhas de combate à dengue no Paraná.
Requião afirmou que o governo está agindo e ''não está dormindo, como acontecia no passado''. A reportagem tentou falar com Lerner ontem mas ele não retornou a ligação. Segundo investigações da Procuradoria Geral do Estado (PGE), outras operações semelhantes podem ter gerado um rombo de R$ 80 milhões aos cofres estaduais.
O governador disse ainda que a moratória de 90 dias decretada por ele em meados de janeiro ajudou o Estado a economizar R$ 157 milhões. Esse valor se refere a supostos contratos frios que teriam sido firmados durante a gestão de Lerner, e os quais estão sendo revistos por Requião.
O presidente da Copel, Paulo Pimentel, divulgou uma nota oficial ontem, na qual afirma que a atual diretoria da estatal está empenhada em colaborar nas investigações do Ministério Público (MP) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE) a respeito das operações de compra de créditos de ICMS. ''A Copel é uma das maiores interessadas na completa apuração de todo esse episódio e faremos o que estiver ao nosso alcance para auxiliar a Justiça'', disse.
Pimentel afirmou ainda que a Copel está ''de portas abertas'' aos procuradores encarregados das investigações. ''Queremos que tudo seja apurado com absoluto rigor e com a transparência que o governador Roberto Requião tem exigido de toda sua equipe'', declarou na nota. (Rosana Félix com Alexandre Palmar)





