A bancada do PT na Câmara dos Deputados enviou um requerimento oficial, no último dia 3, pedindo ao governo federal que relate de forma detalhada a situação atual de todos os Estados em relação às suas dívidas com a União. O documento, ao qual a reportagem teve acesso, foi protocolado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS) depois de a bancada petista ter tentado em vão, durante um mês, conseguir as informações. A alternativa de elaborar um requerimento formal é tida como uma solução para se ter as informações.
Com isso, o governo tem o prazo legal de 30 dias para entregar ao deputado petista, também formalmente, as informações sobre os pagamentos das dívidas. ‘‘Nós temos, extra-oficialmente, a informação de que alguns Estados governados por situacionistas estão inadimplentes, enquanto outros, como o próprio Rio Grande do Sul e Minas Gerais, pagam em dia.
Tendo em mãos essas informações que buscamos, deveremos comprovar que há discriminação política do governo federal’’, disse ontem, para a reportagem, o deputado gaúcho. O requerimento solicita ‘‘informações ao senhor ministro da Fazenda sobre o montante da dívida de Estados e Distrito Federal com a União’’.
O documento é dividido em seis itens, nos quais são pedidas relações dos valores em reais das dívidas e os cronogramas dos pagamentos.

mockup