Em parecer emitido nesta sexta-feira (24), a Câmara Técnica de Biodiversidade do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) relacionou uma série de possíveis danos causados ao Jardim Botânico de Londrina em razão do carnaval de rua realizado no estacionamento da área verde no último domingo (19).

Entre os dados levantados, o documento informa que, no início da semana, corujas-buraqueiras foram encontradas com ferimentos. Além disso, demais animais silvestres podem ter fugido da área por conta do volume do som da festa bancada pela Prefeitura de Londrina.

Segundo o parecer, espécies registradas anteriormente por armadilhas fotográficas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) não foram mais visualizadas no dia seguinte ao evento. Entre elas, mamíferos como o tatu-galinha, quati e cachorro do mato.

“O volume sonoro pode ser um importante fator de afugentamento dos animais, que podem deixar a área e, em busca de abrigo seguro, acabar sendo atropelados nas imediações. Tais efeitos podem ser observados não apenas em curto, mas em médio prazo”, argumentam os integrantes da Câmara Técnica de Biodiversidade.

Omissão de servidores

O grupo ainda sugere que o Ministério Público do Paraná “avalie se houve omissão de servidores públicos quanto à responsabilidade administrativa, civil e criminal de eventuais crimes ambientais ocorridos.”

O caso já está sendo tratado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), que abriu um procedimento administrativo nesta semana para apurar as providências tomadas antes, durante e depois do carnaval de rua por parte de órgãos municipais e estaduais (o Jardim Botânico é administrado pelo governo do Paraná).

Nova limpeza da área

Além de apontar situações envolvendo a fauna, o documento lista que sejam avaliados possíveis danos ambientais ocasionados pelos resíduos sólidos deixados no local, indica que o espaço passe por nova limpeza e sugere que a prefeitura crie um grupo de trabalho “para a definição de normas adequadas para eventos dessa magnitude a fim de se evitar danos ambientais futuros.”

Reunião pública

O parecer técnico será levado para apreciação do Consemma. A questão está na pauta da reunião pública ordinária marcada para esta segunda-feira (27), às 16h, no auditório do Parque Arthur Thomas, na região sul de Londrina.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.