Relatora da PEC da Reforma Eleitoral na Câmara, a deputada federal e presidente do Podemos, Renata Abreu (PODE-SP), é aguardada em Londrina nesta sexta-feira (12) para participar de um encontro estadual da legenda e de um simpósio sobre direito eleitoral que será promovido na cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Relatora da PEC da Reforma Eleitoral participa de debate em Londrina
| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A reunião do Podemos, segundo o presidente do diretório municipal da legenda, André Trindade, reunirá os pré-candidatos do partido no Estado para as eleições de 2022. Era aguardada a presença do ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, que anunciou nesta semana sua saída do Ministério Público Federal, mas Trindade informou ontem que ele não virá.

Há expectativa de que Deltan se filie ao Podemos, seguindo o caminho do ex-juiz Sergio Moro, que ingressou na legenda oficialmente na última quarta-feira (10). No entanto, o evento de filiação do ex-procurador deve ocorrer nesta sexta em Curitiba, por onde ele buscaria uma candidatura a deputado federal no ano que vem, segundo fontes do partido na capital.

SIMPÓSIO

O simpósio sobre direito eleitoral que será realizado hoje em Londrina é organizado por uma instituição de direito que tem como gestora na cidade a advogada e candidata a vice-prefeita pelo Podemos na eleição municipal do ano passado, Fernanda Viotto. Além dela e da deputada federal Renata Abreu, também debaterão sobre as mudanças na reforma eleitoral e como elas devem afetar as campanhas eleitorais no próximo ano o prefeito Marcelo Belinati (PP) e o advogado Alexandre Melatti (presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR).

Antes, o professor e promotor de Justiça de São Paulo Clever Vasconcelos irá ministrar palestra sobre “As novas regras impostas pela reforma eleitoral e seus efeitos práticos”.

“Este evento é uma grande oportunidade para que as lideranças políticas de Londrina e região possam debater e compreender melhor quais os efeitos práticos da Reforma Eleitoral para as eleições de 2022 e 2024”, afirma Fernanda Viotto.

Promulgada no final de setembro pelo Congresso Nacional, a PEC da Reforma Eleitoral prevê novas regras para incentivar a candidatura de mulheres e negros, estabelece novas datas de posse de presidente e governadores e muda o cálculo do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. As mudanças devem ocorrer já nas eleições de 2022.

O simpósio será realizado no teatro do Colégio Mãe de Deus, a partir das 20h.