Brasília - O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do ''Mensalão'', deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), afirmou ontem que está provado que houve pagamentos irregulares a partidos e a deputados. ''Alguns receberam em uma parcela; outros, em mais de uma'', disse. Para Abi-Ackel, mesmo que não se configure a mesada mensal para que parlamentares do PT e da base aliada votassem a favor de projetos de interesse do governo, está configurado que houve crime. ''Não muda a natureza do crime. O repasse irregular está provado'', disse.
Abik-Ackel é dos que acham que a palavra ''mensalão'' foi inventada pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), quando ele denunciou a existência de um esquema de corrupção no governo, que atingia o Congresso. ''O Roberto Jefferson criou essa história de 'mensalão' e a imprensa comprou-a. Os repasses aconteceram, mas não conseguimos ainda chegar à conclusão de que foram mensais'', disse.
Ele está impressionado ainda com o que aconteceu com o PT, que preferiu fazer os repasses, individualmente, o que deixou os parlamentares do partido fragilizados. No PP, PL e PTB, o dinheiro era entregue a apenas uma pessoa, que fazia ou não a distribuição. Jefferson deu duas versões para os R$ 4 milhões que recebeu. Numa, disse que não repassou nada e que guardou o dinheiro no cofre; noutra, que distribuiu o dinheiro, mas não ia dizer a quem.

mockup