Região ganha mais um representante na AL com cassação de Francischini
Candidato a prefeito de Arapongas em 2020, Pedro Paulo Bazana (PV) é o único estreante como deputado estadual entre os quatro suplentes que vão ocupar vagas perdidas pelo PSL
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 01 de novembro de 2021
Candidato a prefeito de Arapongas em 2020, Pedro Paulo Bazana (PV) é o único estreante como deputado estadual entre os quatro suplentes que vão ocupar vagas perdidas pelo PSL
Francielly Azevedo/Especial para a FOLHA
A região de Londrina terá mais um representante na Assembleia Legislativa. Único estreante entre os novos parlamentares que devem tomar posse nos próximos dias na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Pedro Paulo Bazana (PV) é, agora, o deputado estadual eleito com a menor votação em 2018, somando 21.145 votos válidos. O político de Arapongas ocupará uma das quatro cadeiras abertas após a cassação do mandato do deputado Fernando Francischini (PSL) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Uma campanha muito simples, muito humilde e nós conseguimos ficar como primeiro suplente do Partido Verde no Paraná. Fiz votos em mais de 300 cidades”, disse Bazana à Folha de Londrina. Além dele, a região está representada pelos londrinenses Tercílio Turini (Cidadania), Tiago Amaral (PSB) e Boca Aberta Júnior (Pros), Cobra Repórter, de Rolândia (PSD), além de Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que tem base no Norte Pioneiro, e Arilson Chiorato (PT), de Apucarana.
BANDEIRA
Bazana começou a carreira política em 2008, filiando-se ao Partido Verde. Em 2010, disputou a primeira eleição justamente para o cargo que passará a ocupar na Alep, mas não teve êxito. Em 2012, foi eleito vice-prefeito de Arapongas, na Região Metropolitana de Londrina, função em que permaneceu por dois mandatos. No ano passado, disputou a prefeitura do município, mas acabou no modesto 5º lugar, com pouco mais de 3 mil votos.
“Em 2012, começamos a montar um grupo de pessoas preocupadas com o município. Convidamos um padre para ser prefeito de Arapongas e eu fui candidato a vice. No começo, eu confesso que me assustei muito, porque eu nunca tinha estado na política e nem assumido cargo público”, afirmou.
Aos 54 anos, o futuro deputado conta que há mais de 20 anos milita na causa da pessoa com deficiência, sendo atualmente presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Arapongas. Por isso, garantiu que a educação será a principal bandeira a ser defendida na Assembleia.
“Eu estou muito envolvido com a educação, principalmente a educação especial. É uma área primordial e nós temos ainda que avançar muito. Se a gente quer mudar o mundo, temos que mudar primeiro as pessoas e isso passa pela educação”, ressaltou.
O político afirma que pretende defender a criação de uma frente parlamentar da Primeira Infância, como que foi criada pela deputada Leandre (PV) na Câmara Federal. “Nós temos projetos junto com a deputada federal Leandre, que tratam da Primeira Infância. É algo que vou lutar junto com ela”, destacou.
Bazana disse que, apesar do pouco tempo de mandato, quer intensificar a atuação junto à base do Governo para encaminhar uma reeleição em 2022. “É um tempo muito curto, mas acredito que dá para fazer um bom trabalho. Eu tenho um bom relacionamento com os secretários de Estado, o PV é da base do Governo, então vamos caminhar juntos. E, se Deus quiser, conseguir uma reeleição para que, aí sim, com quatro anos a gente possa trabalhar com mais tranquilidade”, finalizou.