Refletores recriam o WCT
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de março de 2002
France Presse 
Nova YorkAs torres gêmeas do World Trade Center reapareceram segunda-feira, graças ao efeito de 88 refletores instalados próximos ao Ponto Zero. Eles foram equipados com lâmpadas de 7 mil watts, e, nos próximos 32 dias, projetarão duas colunas de luz no local das torres.
Pouco antes das 19 horas locais, o feixe de luz dos 88 refletores formou o espectro luminoso das torres gêmeas, visível num raio de vários quilômetros. As luzes serão acesas todas as noites, do entardecer até às 23 horas, durante 32 dias.
Batizada de Tribute of light (Homenagem de luz), a operação, totalmente financiada pelo setor privado, constitui um memorial provisório, para se lembrar os seis meses dos atentados de 11 de setembro.
Na manhã de segunda-feira, foi inaugurado, não muito distante do Ponto Zero, onde os trabalhos de resgate ainda continuam, outro memorial: uma esfera que ficava na praça entre as duas torres, e que foi recuperada dos escombros.
SegurançaUm novo sistema nacional de alertas baseado em cores foi instalado pelos Estados Unidos para ajudar os cidadãos a responder melhor a potenciais ataques terroristas, informou ontemn o diretor de Segurança Interna dos EUA, Tom Ridge.
No novo Sistema de Alerta Nacional, diferentes cores representam níveis distintos de perigo: muito alto (laranja), alto (amarelo), moderado (azul) e leve (verde), disse Ridge à rede americana CBS.
Os EUA se encontram atualmente no nível ameralo, disse o funcionário, e a cor realmente depende da informação que recebemos dos serviços de inteligência. O sistema está desenhado para ajudar o público e o setor privado a melhorar sua coordenação, preparação e segurança diante das ameaças terroristas, disse Ridge.
Se tivermos informação confiável, iremos dividi-la, afirmou o funcionário, apesar do sistema estar aberto a análise e comentários do governo e autoridades de segurança locais e estatais.


