Brasília - O comandante da Marinha Júlio Soares de Moura Neto, confirmou ontem que o anúncio sobre o reajuste dos salários dos militares deve sair até o final desta semana. Moura Neto afirmou que os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Paulo Bernardo (Planejamento) devem se reunir com o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar a proposta final e, assim, anunciar o percentual.
Os técnicos do governo trabalham com três percentuais diferentes, variando entre 16%, 27% e 37%. O almirante não quis revelar o valor negociado, mas adiantou que o reajuste será concedido de forma escalonada e em três anos. Segundo Moura Neto, a primeira etapa será repassada já em 2008.
‘‘A negociação está bem encaminhada’’, disse o comandante, informando ainda que as dificuldades causadas pelo fim de parte da arrecadação via CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) foram solucionadas.
Moura Neto acredita que a declaração do general Augusto Heleno ao chamar a política indigenista brasileira de ‘‘lamentável’’ e ‘‘caótica’’ não influenciou no adiamento do anúncio do reajuste, previsto para a última sexta-feira. Também disse que o assunto ‘‘estava resolvido’’.
Da África, no fim de semana, o presidente da República afirmou que o episódio ‘‘estava superado’’. O vice-presidente, José Alencar, também afirmou que o assunto estava encerrado e aproveitou para elogiar a competência de Heleno. Antes, porém, Lula quis saber de Jobim e Enzo quais foram as explicações de Heleno para as críticas que fez sobre a política indigenista.

mockup