O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) tomou posse neste domingo (1º de janeiro) de seu segundo mandato e adiantou que não vai aceitar um “pedágio caipira”, que garanta apenas a manutenção das rodovias do estado. Ratinho Júnior e o vice-governador reeleito em outubro, Darci Piana, foram empossados pela manhã, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

A infraestrutura deverá ser um dos principais temas da segunda gestão de Ratinho Júnior. O processo de licitação para a contratação das empresas que ficarão responsáveis pelo novo pedágio já começou e vem sendo conduzida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ligado ao Ministério da Infraestrutura. O primeiro dos quatro lotes, na região Leste do estado, já está pronto para ser licitado.

A dúvida é em relação à sequência do processo, já que o novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria a intenção de implantar um pedágio mais barato, o que não garantiria duplicações e outras obras de infraestrutura. Em outubro, após as eleições, um relatório divulgado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) informou que, com a atual licitação, as tarifas tendem a ser maiores que as cobradas em novembro de 2021, quando acabou o contrato de concessão com as empresas de pedágio.

Ratinho Júnior vem chamando a proposta do novo governo federal de “pedágio caipira” e voltou a criticar a ideia de um pedágio de manutenção. “Pedágio caipira nós não vamos aceitar. Cortar mato e pintar rodovias nós não vamos aceitar. Nós queremos duplicações, para que essa infraestrutura possa atender o crescimento econômico do nosso estado”, disse o governador em seu discurso de posse.

Ratinho Júnior fez um balanço de seu primeiro mandato em áreas como geração de empregos, meio ambiente, saneamento e segurança pública e prometeu mais investimentos em infraestrutura nos próximos quatro anos. “Neste momento temos a engorda da praia de Matinhos, com um investimento de R$ 314 milhões, a duplicação da PR-445 entre Londrina e Mauá da Serra, a duplicação da BR-277 em Cascavel e Guarapuava. Tiramos grandes obras de infraestrutura das planilhas em todas as regiões, um aporte de recursos que ultrapassa os R$ 8 bilhões”, afirmou.

Emocionado, Ratinho Junior agradeceu a votação recebida em outubro e atribuiu o choro a sua ascendência italiana. “É um mal de italiano ser chorão”, disse o governador reeleito ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que acompanhou a cerimônia. “Nesses primeiros quatro anos, mapeamos nossas maiores dificuldades e nosso potencial. Vamos nos concentrar no que podemos melhorar e transformar em excelência o que já temos de bom”.

Ratinho Júnior foi reeleito em outubro no primeiro turno, com 4.243.292 de votos, 69,6% do total. O segundo colocado, Roberto Requião (PT), teve 1.598.204 de votos (26,2%). O atual governador ampliou a votação em relação a 2018 (3.210.712, ou 59,9% dos válidos), quando também foi eleito no primeiro turno, à frente de Cida Borghetti (PP).

Participaram da cerimônia neste domingo o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppe; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fábio Camargo; o procurador-geral do estado, Gilberto Giacoia; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), e o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, entre outras autoridades. O pai do governador reeleito, o apresentador e empresário Carlos Ratinho Massa, também esteve presente. A sessão foi conduzida pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).