Em Londrina nesta quinta-feira (1º) para liberar recursos para a compra do terreno do Terminal Metropolitano e construção de três prontos atendimentos 24 horas, o governador Ratinho Junior foi questionado pela FOLHA sobre os planos do PSD para a eleição municipal deste ano, em outubro. O chefe do Executivo estadual é o presidente do partido no Paraná e uma das principais lideranças da legenda no Sul do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

- Por Prefeitura, Tiago Amaral fala em acordo com Filipe Barros

- Cloara Pinheiro é mais um possível nome do PSD à Prefeitura

- Luísa Canziani assume PSD e garante candidato próprio em Londrina

De acordo com Ratinho Junior, a ideia é buscar um nome de consenso, com o apoio dos outros partidos que fazem parte da base aliada em nível estadual. “Me elegi governador com vários outros partidos, então, temos que respeitar e buscar construir nomes de consenso para Londrina”, afirmou, citando postulantes ao cargo que a Folha de Londrina vem trazendo nos últimos meses, como os deputados estaduais Tiago Amaral e Cloara Pinheiro e a deputada federal Luísa Canziani, todos do PSD. O também deputado estadual Tercílio Turini (PSD), que não foi citado pelo governador, confirmou à FOLHA que é pré-candidato e até cogita mudar de sigla caso não seja o nome de consenso do partido.

“Me elegi governador com vários outros partidos, então, temos que respeitar e buscar construir nomes de consenso para Londrina”, afirmou Ratinho Junior
“Me elegi governador com vários outros partidos, então, temos que respeitar e buscar construir nomes de consenso para Londrina”, afirmou Ratinho Junior | Foto: Alessandro Vieira/CC

“Temos grandes nomes. Agora, aquele que tiver mais viabilidade, que conseguir construir essa aliança, que possa apresentar para a cidade de Londrina soluções e dar continuidade a esse bom momento da cidade (será o candidato ou candidata)”, projetou. “O prefeito Marcelo Belinati (PP) tem deixado uma marca neste sentido e a gente quer construir, inclusive com ele, um nome que possa dar continuidade a esse bom momento da cidade”, acrescentou.

Com vários secretários despontando como possíveis pré-candidatos à sucessão, Belinati ainda não tem falado sobre quem receberá sua “bênção” e se o candidato que escolher será do primeiro escalão municipal ou de um político indicado pelo governador.

CONTORNO LESTE

Com o lote três do pedágio, que inclui a região de Londrina, previsto para ser publicado neste ano, continua o debate sobre a inclusão do Contorno Leste na concessão. No próximo dia 21

deve acontecer uma reunião em Brasília com lideranças locais e o Ministro dos Transportes, Renan Filho. Ratinho Junior voltou a falar sobre necessidade da adesão maciça dos prefeitos da região Norte para que o projeto vire realidade.

“Toda a obra que é colocada ou retirada passa pelo crivo do Ministério dos Transportes. Então, sugerimos que tenha uma assinatura dos prefeitos da região, porque qualquer obra colocada a mais vai impactar na tarifa da região. Não é só uma cidade que vai ser impactada, mas toda a região e automaticamente esse debate tem que ser no ministério”, defendeu. O contorno teria 23 quilômetros de extensão, ligando a PR-445 a BR-369.

PR-445

O governador também ressaltou que a intenção do Estado é duplicar 100% da PR-445. Atualmente está em execução o trecho de 27 quilômetros entre Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, e Lerroville. “Estamos em torno de 70% da obra feita. Quando chegarmos próximo dos 90%, 95% vamos lançar a outra ‘perna’ de 24 quilômetros (que vai de Lerroville a Irerê).”

Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Junior quer nome de consenso para disputa da Prefeitura de Londrina
| Foto: Pedro Marconi