O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), voltou a defender o isolamento social no Paraná para controle da pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, mesmo com a quarentena mais restritiva, o índice de isolamento no estado atual é de 40%. O ideal, segundo Ratinho, seria acima de 50%.

O governador também comentou a situação de Londrina, que está dentro das 141 cidades com medidas mais restritivas. Ele foi questionado em entrevista à RPC se seria possível a flexibilização, já que na regional há ocupação de 47% dos leitos de Covid-19. Esse é um dos principais argumentos usados pela prefeitura e entidades civis para questionar a quarentena na cidade. "Existe uma equação que envolve o número de casos, de leitos de UTI e também de óbitos que precisa ser estabilizada para evitar a possibilidade de colapso. Existe um foco que tem que ser detectado e organizado. A região só não entrou em colapso porque nós conseguimos ampliar o número de leitos. Então, isso fez com que houvesse esse certo controle. Mas, como existe uma mortalidade muito alta, a secretaria de Saúde está analisando a melhor forma para tentar frear a curva de casos", disse Ratinho.

Sobre essa questão, o governador destacou que "o fato de ter UTI sobrando não quer dizer que a curva não está crescendo. Mas ela pode lotar de uma hora para outra. A ideia é sempre ter uma gordura para não deixar entrar em colapso."

Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr. se posiciona sobre quarentena em Londrina
| Foto: arquivo FOLHA

Ratinho Jr. lamentou ainda o fato do decreto não foi cumprido na totalidade em muitos municípios do Paraná.