A pesquisa do Instituto Multicultural, em parceria com a FOLHA e a Paiquerê FM 91,7, divulgada nesta sexta-feira (17) indica que o governador Ratinho Junior (PSD) seria reeleito já no primeiro turno em 2022, se dependesse do eleitorado londrinense. Ele aparece com 53% das intenções de votos, seguido do ex-senador Osmar Dias com 19,5% e do ex-governador Roberto Requião (sem partido) com 15%. Na sequência do levantamento, estão Cesar Silvestri (Podemos) com 1% e Jorge Bernardi (Rede) com 0,5%. Outros 11% não souberam ou não responderam em quem irão votar para ocupar o Palácio Iguaçu.

A pesquisa tem margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foram feitas 600 entrevistas individuais de forma presencial na zona urbana e rural de Londrina entre os dias 10 e 12 de dezembro.

Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr lidera corrida ao governo em Londrina com 53%
| Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

AVALIAÇÃO

Um dos aspectos pesquisados diz respeito à aprovação da maneira de governar do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Ratinho Junior (PSD), que tentam a reeleição em 2022. Ratinho Jr. tem aprovação de 63% dos londrinenses. Já Bolsonaro divide opiniões com 48,5% de aprovação e 47,5% de desaprovação.

Para o diretor estatístico do Instituto Multicultural, Edmilson Vicente Leite, a pesquisa mostra que avaliação positiva do governador entre os londrinense reflete nas intenções de voto para o próximo pleito. "Ele vem mantendo durante o mandato o patamar que ele foi eleito em Londrina com índice de 70%". Segundo o professor, ainda falta no cenário uma oposição mais clara e efetiva para ameaçar essa liderança. "Esse pesquisa foi estimulada, ou seja, foram apresentados alguns nomes com base no cenário atual e das últimas eleições."

O responsável pelo levantamento avalia que a saída do nome de Osmar Dias poderá beneficiar ainda mais o atual mandatário. "Isso dá para perceber pelo índice que Ratinho Junior tem de rejeição que é de apenas 24%".

Leite também avaliou que o crescimento da candidatura de Moro em Londrina está diretamente ligado à queda de aprovação do governo Bolsonaro. "O presidente Bolsonaro perdeu muito para Sergio Moro, poucos dos votos foram para Lula." Já os 18% de Lula é avaliado com surpresa. "Nos últimos 14 anos, o PT em Londrina tem caído significativamente. Até esse índice de intenções do ex-presidente pode ser avaliado como surpreendente."

Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr lidera corrida ao governo em Londrina com 53%
| Foto: Folha Arte
Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr lidera corrida ao governo em Londrina com 53%
| Foto: Folha Arte
Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr lidera corrida ao governo em Londrina com 53%
| Foto: Folha Arte

SENADO

A sondagem com o eleitorado de Londrina também apresentou uma lista de pré-candidatos ao Senado. Para a única vaga em disputa em 2022, o senador Alvaro Dias (Podemos) larga na frente com 47%, seguido do secretário municipal de governo e ex-deputado Alex Canziani (PSD) com 21,5%. Também pontuam Orlando Pessuti (MDB) com 14,5%, Dr. Rosinha (PT) com 1,5%, Guto Silva (PSD) com 1%. "Alvaro Dias tem um histórico de boas votações em Londrina e os outros nomes como de Guto Silva são poucos conhecidos e não estão em evidência", avalia Leite. Outro fator que poderá pesar é quem será o candidato ao Senado da chapa de Ratinho Jr, segundo o diretor.

Ainda sobre as eleições gerais, o Multicultural perguntou se o apoio do prefeito Marcelo Belinati ajudaria ou atrapalharia o candidato a governador. Segundo 33,5% o palanque do prefeito ajudaria, mas não seria uma garantia de voto. Outros 25,5% disseram que seria determinante e outros 23% responderam que atrapalharia o candidato ao Palácio Iguaçu.

Também para as eleições 2022, a pesquisa perguntou se o londrinense tem preferência em votar em candidatos a deputados estaduais e federais que são da cidade. Para 61,5%, morar em Londrina e região é fundamental. Por outro lado, 31,5% disseram que é indiferente. Só 4,5% preferem votar em candidatos de outras regiões do Estado.

CONTINUE LENDO:

+ Bolsonaro tem a preferência de 37% do eleitorado local, seguido por Moro (21%), e Lula (18%)

Jair Bolsonaro  teria a preferência de 37% do eleitorado londrinense na tentativa de reeleição, segundo o Multicultural
Jair Bolsonaro teria a preferência de 37% do eleitorado londrinense na tentativa de reeleição, segundo o Multicultural | Foto: Alan Santos/PR
Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr lidera corrida ao governo em Londrina com 53%
| Foto: Marcos Corrêa/PR
*ARQUIVO* SÃO PAULO, SP, BRASIL, 28.01.2018 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress)
*ARQUIVO* SÃO PAULO, SP, BRASIL, 28.01.2018 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress) | Foto: Marlene Bergamo/Folhapress