Imagem ilustrativa da imagem Ratinho elogia novo modelo de pedágio em abertura dos trabalhos na AL
| Foto: Dálie Felberg /Alep

A AL (Assembleia Legislativa) do Paraná realizou na tarde desta quarta-feira (02) o inicio do quarto ano da atual legislatura, que coincide com o último ano de mandato do governador Ratinho Junior (PSD). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual entregou ao presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), a mensagem e o plano de governo da atual gestão para 2022. No documento, o governo expôs a situação econômico-financeira do Paraná e as ações a serem desenvolvidas ao longo do período, como prevê a Constituição do Estado do Paraná.

Ratinho Junior começou sua apresentação avaliando os últimos três anos. “Não foi fácil essa trajetória. Enfrentamos obstáculos como a maior crise hídrica dos últimos 91 anos, que trouxe grandes consequências à produção agrícola e ao abastecimento. Além de uma pandemia que ficará muito tempo em nossas memórias. Mas demos respostas com a mesma força e estamos superando os obstáculos com união”, disse. Nos primeiros três anos de gestão, o governo contou com uma base de apoio de 40 deputados, e a oposição ficou restrita a parlamentares do PT, PDT e do deputado Requião Filho (MDB). Traiano disse à FOLHA que no final deste ano as costuras eleitorais poderão mexer um pouco nesta dinâmica, mas sem que Ratinho Junior perca a ampla maioria na sua base de sustentação na Casa.

LEIA TAMBÉM:

+ Ademar Traiano, presidente da AL, deixa o PSDB

+Ex-assessor de Boca Aberta Jr diz que foi forçado a mentir sobre rachadinha

+Filipe Barros confirma pré-candidatura ao governo do Paraná

PEDÁGIO

O governador também avaliou a futura concessão do pedágio, que contou com projetos que precisaram do aval dos deputados. “Celebramos o fim de uma novela trágica, mentirosa e de corrupção. Aqueles contratos mal feitos e as obras que foram tiradas e não executadas vão dar lugar a um programa moderno, que foi construído de forma transparente em parceria com o governo federal e com ampla participação da sociedade. O trabalho dos deputados desta Casa, que ampliaram o debate em torno dos novos contratos de concessão, foi essencial para chegarmos a uma proposta consistente e em consonância com o .que já vínhamos propondo desde o início da nossa gestão, que é um pedágio barato, com as obras no início dos contratos”, ressaltou o governador.

Enquanto Ratinho Junior elogiava o trâmite do novo pedágio, o deputado Arilson Chiorato (PT) estava em Brasília, onde entrou com uma medida cautelar nesta quarta-feira no TCU Tribunal de Contas da União). Trata-se de um pedido de suspensão do processo de licitação do novo modelo de pedágio, que está em análise no órgão. O pedido de suspensão, que também é assinado pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), é embasado na mudança de modelo econômico e também na ausência de documentos essenciais, como de projetos técnicos das obras e de estudos com os valores das desapropriações, entre outros.

“Só a ausência desses dois documentos já coloca em xeque a proposta do novo pedágio. Como calcularam os valores das tarifas se não sabem precisar o custo das obras nem das desapropriações? Além disso, não constam os responsáveis técnicos dessas obras. Não podemos fechar os olhos para falhas como essas”, alertou o deputado Arilson.

Sobre a modelagem, na apresentação de fevereiro de 2021 o governo federal apresentou um modelo híbrido de concessão onerosa, porém, em agosto, o Ministério da Infraestrutura apresentou uma nova proposta, que não foi discutida em audiências com a população. "Além disso, não prevê um pedágio justo. Ao contrário, prevê uma cobrança de milhões de reais a cada percentual de desconto concedido, ou seja, quem quiser oferecer descontos, mesmo comprovando capacidade técnica e operacional, será prejudicado, o que trará prejuízos também aos usuários”, pontuou o petista.

ECONOMIA

Durante seu discurso na Assembleia, Ratinho Junior afirmou que a economia paranaense resistiu com muita força aos impactos provocados pela pandemia. “A nossa indústria é uma das que mais cresceram no país, com o avanço de 10% até o mês de novembro do ano passado. Os setores de comércio e serviço, os mais impactados pela pandemia, também estão em plena recuperação. O PIB do Estado avançou quase 5% nos três primeiros trimestres do ano passado. Batemos recordes mensais na criação de empregos e fechamos 2021 com a abertura de 172 mil vagas de carteira assinada. É um dos melhores resultados do país e é o maior saldo da geração de emprego da história do Paraná”, apontou.

Ao encerrar a sessão, o presidente Traiano anunciou a pauta de votação para a sessão da próxima segunda-feira (07). A sessão plenária terá início às 14h30 e será transmitia ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1