“Avançamos bastante na construção da modelagem.” Otimista, o governador Ratinho Junior (PSD) definiu dessa forma a reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), sobre o modelo de pedágio que está previsto para ser implantado nas rodovias do Anel de Integração do Paraná. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (19), em Brasília, e a declaração de Ratinho foi divulgada por volta das 16h pela Agência Estadual de Notícias, canal oficial do Palácio Iguaçu.

O texto do órgão da Secretaria de Comunicação do estado destaca ainda que o governo já teria “selado acordo” com a União para a escolha do plano de concessão formatado em 2021 com o antigo Ministério da Infraestrutura, pasta comandada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) pelo hoje governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — ambos aliados de Ratinho.

As tratativas, no entanto, não estão integralmente finalizadas, como denotou Renan Filho em outra notícia, publicada também nesta quinta-feira pelo próprio ministério. “O esforço é manter o cronograma e garantindo o leilão por menor preço de tarifa, mantendo o nosso cronograma com a garantia de obras que melhorem a infraestrutura de transportes do estado”, informou o ministro.

Ao mesmo tempo, o governador já projetou para os “próximos dias” ações conjuntas entre servidores de Curitiba e Brasília envolvidos na questão. “As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Logística e as novas equipes do ministério vão sentar para detalhar questões técnicas pontuais, para que a gente possa avançar o quanto antes na proposta de um pedágio justo e, acima de tudo, com grandes obras”, afirmou o Ratinho Junior à Agência Estadual de Notícias.

Para PT, acordo não está fechado

Embora governo estadual e federal tenham externado discurso positivo quanto ao modelo de pedágio, a adoção da proposta está longe de ser uma unanimidade no Paraná. Entre os principais pontos apresentados por quem se opõe ao formato consolidado em 2021 estão o degrau tarifário de 40% e o teto de 17,4% em relação aos descontos sobre os valores das tarifas.

Já o Partido dos Trabalhadores no Paraná contestou as informações divulgadas pelo governo Ratinho Junior. “Será uma decisão política do governo federal. Amanhã, (20/01), Gleisi Hoffmann tem reunião marcada com o ministro de Transportes, Renan Filho, e com Maurício Muniz, subchefe da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil para discutir o tema. Ou seja, essa informação divulgada pelo governador Ratinho Júnior pode representar sua vontade, mas não a realidade”, escreveu o PT em nota conjunta assinada com a bancadas de oposição da Assembleia Legislativa do Paraná.

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Secretário fala em “tarifa justa”

Logo em seu discurso de posse para o segundo mandato, Ratinho Junior criticou um formato chamado por ele de “pedágio caipira”, cujo foco seria somente a manutenção das rodovias, sem contemplar obras de impacto, tais como duplicações. “O governo do Paraná quer uma tarifa justa, com obras e que [os leilões de concessão] sejam na Bolsa de Valores”, declarou o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, em vídeo disparado pela sua assessoria de imprensa nesta quinta-feira.

Dois dos seis lotes de concessão do Anel de Integração já se encontram em estágio mais avançado e, ainda sob o governo Bolsonaro, estiveram próximos de ir a leilão, mas a oposição ao governador conseguiu segurar o processo inicialmente programado para 2022.

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