O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu ontem, no Palácio do Planalto, a rainha Margreth II, da Dinamarca, que se encontra em visita oficial de duas semanas ao Brasil, acompanhada do príncipe consorte Henrik e do herdeiro do trono Frederik. A rainha Margreth foi condecorada por Fernando Henrique com o grande colar da Ordem do Cruzeiro do Sul. Em retribuição, ela ofereceu ao presidente a medalha grã-cruz da Ordem do Elefante.
No domingo, quando chegou a Brasília, a rainha Margreth assistiu a uma sessão especial do filme Central do Brasil, na embaixada dinamarquesa. Ontem, ela depositou flores no Panteão da Pátria, visitou a Catedral de Brasília, o Supremo Tribunal Federal e à noite, foi homenageada com um jantar no Itamaraty. Durante o jantar, a rainha reagiu com um sorriso a uma distração da primeira-dama do Brasil, Ruth Cardoso, que pisou na cauda de seu vestido.
Hoje de manhã, a rainha se reúne novamente com FHC no Palácio da Alvorada. Em seguida, visita o Congresso e, depois, oferece almoço a Fernando Henrique e à Dona Ruth, na embaixada. À tarde, a rainha embarca para São Paulo, segunda etapa de uma visita a cinco Estados. Ela irá ainda ao Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Paraná. Neste Estado, a rainha e sua comitiva visitarão Foz do Iguaçu.