.
. | Foto: Arquivo FOLHA

Quatro dos atuais dez vereadores da Câmara Municipal de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) serão candidatos a prefeito ou vice nas eleições marcadas para 15 de novembro. A ausência de nomes tradicionais na disputa majoritária abriu brecha para surgimento de novas lideranças que estão pela primeira vez na corrida pela prefeitura cambeense. Vale lembrar que o atual prefeito, José Do Carmo Garcia (PTB), e o ex-prefeito João Pavinato não embarcaram oficialmente na campanha, mas devem apoiar candidatos.

Imagem ilustrativa da imagem Quatro dos dez vereadores de Cambé serão candidatos a prefeito ou vice

Ao todo são seis candidatos à vaga. O atual vice-prefeito, Conrado Scheller (DEM), é o candidato da situação e terá o vereador Zezinho da Ração (PSB) como vice. O vereador Paulo Soares (PL) terá o professor Mario Lucas (Republicanos) na chapa. Os vereadores José Luis Dalto (PSDB) e Fátima Hauly (PSDB) farão dobradinha, como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Outros três candidatos são de fora do Legislativo municipal: o radialista Benê Filho (Podemos), que terá como vice o empresário Malanca (PSD); o servidor público Jorge Teodoro (MDB) - vice é o funcionário do Detran Dioni do Trânsito (MDB), e o Professor Rômulo (Cidadania), que terá como vice o empresário Paulo César Gomes, do mesmo partido.

NOVAS OPÇÕES

Benê Filho lembra que essa eleição traz novas opções de escolha ao eleitor. "Eu quero transformar essa cidade, elevar a autoestima do cambeense e mostrar que se pode confiar no prefeito, numa gestão colaborativa." Já sobre os gargalos do município, o candidato do Podemos citou problemas como comprometimento do gasto público com a folha de pagamento. "Vamos ter que enxugar, de maneira técnica, retirar cargos comissionados e cortar na raiz." Benedito Gomes da Silva Filho, 64 anos, é jornalista e radialista e foi Secretário Municipal de Cultura na gestão do então prefeito Adelino Margonar entre 2008 e 2010. Essa é a segunda tentativa dele a prefeito, sendo que em 2016 disputou pelo PSD e ficou em terceiro lugar, com aproximadamente 9 mil votos. Também foi candidato a deputado estadual em 2018.

FOCO NAS RECEITAS

Candidato a prefeito pela primeira vez, Dalto diz que o objetivo dele é trazer eficiência à gestão pública. "Como consultor quero trazer eficiência para a gestão, rever legislações", diz. O tucano promete aplicar gestão estratégica para melhorar os indicadores. "O problema não é excesso de gasto com pessoal, mas a falta de receitas", pondera. Ele diz que o principal foco é potencializar receitas. "Investir em políticas de desenvolvimento, comercial e industrial, que tem que ser construído ao longo do tempo". José Luis Dalto tem 46 anos, é economista e mestre em administração pela UEL. Atuou por 25 anos na iniciativa privada tanto como professor quanto como consultor. É professor na UTFPR-Londrina e em 2017 assumiu primeiro mandato de vereador.

GESTÃO PARTICIPATIVA

O vereador Paulo Soares considera que Cambé vive um momento de transição de lideranças e promete "radicalizar" para reduzir a máquina pública. Ele também cita corte de comissionados. "Trazer novas tecnologias, melhorar os processos e descentralizar". O candidato diz que irá implantar uma gestão participativa com terceiro setor. "Acredito que com a crise vamos precisar de novas alternativas". No segundo mandato na Câmara, Paulo Soares, 35 anos, já ocupou a presidência do Legislativo por duas vezes. Formado em direito pela Pitágoras com especialização em filosofia política e jurídica na UEL, é consultor empresarial.

EMPREGOS

Já o candidato Conrado Scheller diz que.o principal desafio é garantir desenvolvimento econômico para atração de empregos. "Atrair empresas e garantir que as que estão aqui permaneçam na cidade. Tenho como eixos principais ainda a segurança e saúde." Sobre as contas públicas, o vice-prefeito diz que houve uma redução drástica de cargos comissionados. "Temos o menor dos últimos 20 anos". Ele considera ser importante rediscutir o pacto federativo para recuperar a capacidade de investimento do município. "A União tem que socorrer os municípios, não só em época de pandemia", diz. Conrado Scheller, 44 anos, foi eleito vice-prefeito em 2016. Em 2009 assumiu primeiro mandato de vereador, sendo reeleito em 2012. O candidato ocupou a presidência da Câmara entre 2011 e 2012. Concursado da prefeitura, Scheller é formado em educação física pela Unopar e direito na Faculdade Catuaí; é pós-graduado em gestão pública.

SAIR DA SOMBRA

O candidato do MDB diz que o principal objetivo é trazer uma identidade para Cambé. "É um município que sempre ficou preso às velhas políticas, aos grupos coronelistas". Ele alega que a cidade precisa de autonomia. "A cidade precisa sair da sombra de Londrina, com vida própria e que abra mercado como concorrência", defende Jorge Teodoro. Ele avalia ainda que a periferia está abandonada. "Vamos respeitar sobretudo os servidores", conclui. Jorge Augusto Teodoro, 32 anos, é servidor público municipal há oito anos. É formado em técnico em administração, ciências sociais e graduando em gestão pública. O emedebista é vice-presidente da Federação das Associações de Moradores de Cambé e foi candidato a vereador em 2016.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Por sua vez, o candidato Professor Rômulo cita a desburocratização e a eficiência dos serviços públicos como alvos da campanha. "Nosso objetivo é tornar Cambé uma cidade empreendedora, próspera, fortalecer a economia para que todas as famílias tenham renda." Romulo Sérgio Yanke dos Santos tem 45 anos, é professor da rede estadual há 27 anos e advogado. A primeira eleição disputada foi em 2000, para o cargo de vereador. De 2009 a 2011 foi chefe de gabinete da Prefeitura de Cambé e vereador de 2013 a 2016. Em 2016 disputou a majoritária na cidade como vice-prefeito.

(Atualizado às 14h30, dia 22/09/2020)