PT pede ação contra deputados do PR
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de maio de 2006
Andréa Bordinhão<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O PT nacional entrou com representações por quebra de decoro parlamentar na Mesa Diretora da Câmara Federal contra os deputados federais paranaenses Abelardo Lupion (PFL) e Luiz Carlos Hauly (PSDB). As representações, assinadas pelo presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), pedem instauração de processo contra os dois no Conselho de Ética da Casa. Lupion é acusado de ter atuado num esquema de troca de favores no Congresso. Segundo o PT, Hauly teria violado a confidencialidade de documentos sigilosos sobre a Itaipu Binacional e repassado esses documentos a deputados paraguaios.
A denúncia contra Lupion partiu de uma reportagem de um jornal de circulação nacional. Na reportagem, o deputado pefelista é acusado de ter recebido uma fazenda com 351 hectares da multinacional Monsanto em troca da apresentação de uma proposta na Câmara para facilitar a liberação de produção e comercialização de transgênicos. Lupion alega que, no ano passado, o MST já havia denunciado que ele tinha comprado esta fazenda superfaturada e que já respondeu estas acusações perante a Corregedoria da Câmara. O deputado nega a acusação de que tenha beneficiado qualquer empresa no Congresso e vê isso como retaliação política, já que o relatório de sua autoria foi aprovado na CPI da Terra, em vez do apresentado pela relatoria petista. ''Já provei na Corregedoria e agora vou provar na Comissão de Ética. Depois, vou processar todas essas pessoas'', afirmou.
Hauly é acusado pelo PT de ter apresentado vários requerimentos e pedidos de informações ao Ministério das Minas e Energia sobre a administração da Itaipu. Depois, de posse das informações sigilosas, o tucano as teria repassado a deputados paraguaios. Hauly, que está em missão oficial nos Estados Unidos, respondeu por meio de nota que o PT ''mente sobre a entrega de documentos sigilosos ou reservados sobre a contabilidade de Itaipu Binacional aos congressistas paraguaios que estiveram em visita oficial à Câmara dos Deputados''. O deputado afirma que se tivesse feito o repasse de documentos ilegalmente, ''poderia ser punido com base no artigo 13 da Lei de Segurança Nacional, instrumento de exceção criado pelo regime militar''.
''A Itaipu Binacional construída por paraguaios e brasileiros é uma hidrelétrica que nunca sofreu controle externo dos congressos, do Tribunal de Contas da União, do Ministério Público no Brasil e nem de seus similares no Paraguai. A caixa preta da empresa estatal quer ser mantida pelo partido do caixa dois'', atacou o deputado tucano. Hauly explicou que os documentos foram entregues a oito deputados paraguaios de todos os partidos representados no parlamento e foram repassados por eles à Controladoria Geral da República do Paraguai que está investigando os pagamentos irregulares feitos pela Itaipu paraguaia. Do lado brasileiro, há investigações estariam sendo feitas por iniciativa de Hauly.


