O PT (Partido dos Trabalhadores) oficializou o nome do advogado Carlos Roberto Scalassara, 59 anos, como candidato a prefeito de Londrina nas eleições municipais agendadas para 15 de novembro. O evento realizado na noite desta sexta-feira (11) foi feito de forma virtual e também indicou a historiadora Isabel Diniz, do mesmo partido, como vice-candidata a prefeita na chapa. Por enquanto, não foi fechada coligação com outras legendas para a campanha majoritária, que terá como tema: "Vida digna, Londrina!". Entretanto, o partido não descarta receber o apoio de outras siglas de esquerda.

Imagem ilustrativa da imagem PT mantém tradição e terá candidato a prefeito em Londrina
| Foto: Comunicação do PT

Os petistas governaram o município por três ocasiões em eleições com reviravoltas históricas na cidade, com Luiz Eduardo Cheida (1993-1996) e Nedson Micheletti (2001-2004;2004-2008). Desde a década de 1990, o partido sempre lançou candidato próprio como cabeça de chapa em Londrina. Entretanto, a participação da legenda tem caído nas últimas eleições municipais. Em 2012, a ex-ministra e ex-vereadora Marcia Lopes ficou em terceiro lugar, com 14,08% ou 38.484 votos, e em 2016 o médico Odarlone Orente obteve 4.646 votos, o que representou apenas 1,76% dos votos válidos.

Segundo Scalassara, o PT pretende entrar na disputa para defender valores como a democracia, justiça social, pluralidade de ideias e solidariedade. "Defender uma vida digna para todos e todas é a verdadeira razão da minha candidatura". O candidato considera que na próxima campanha um dos desafios é o combate às chamadas fake news (notícias falsas). "Isso cria muito desgaste. É importante resgatar uma comunicação em que a verdade prevaleça e isso só pode acontecer por meio de um mecanismo de maior participação da sociedade e poder de deliberação", disse, ao adiantar um dos principais apelos do programa de governo petista, que será de um modelo de gestão comunitária.

O Partido dos Trabalhadores também irá lançar uma chapa completa de candidatos à Câmara Municipal. Desde a década de 1990, o PT também conquistou cadeiras no Legislativo local, com exceção da atual legislatura (2017-2020). A estimativa, segundo Scalassara, é conquistar ao menos duas vagas para vereador ou vereadora. "É um desafio muito grande, mas temos grandes chances."

TRAJETÓRIA

Carlos Scalassara disputa pela primeira vez um cargo eletivo. Filiado ao partido desde 1985, o advogado foi procurador-geral do Município por quatro anos -no primeiro mandato de Nedson Micheletti, foi vice-presidente da OAB (Ordem dos Advogados) em Londrina e atua há 35 anos como advogado nas áreas de direito trabalhista, previdenciário e administrativo.

Já a vice-candidata é a historiadora Isabel Cristina Diniz, 52 anos, que também disputada pela primeira vez uma campanha. Natural de Londrina, milita no PT desde 1986, e é conhecida pela atuação em trabalhos nas pastorais da Igreja Católica de Londrina. Foi assessora, em cargo de comissão na CMTU, onde atuou na programa de reciclagem no governo municipal do PT, no governo Nedson.

OUTROS CANDIDATOS

Além de Scalassara, o deputado federal Boca Aberta, pelo PROS, e Barbosa Neto (PDT) são os únicos até agora que formalizaram em convenção candidaturas próprias.

Outros prefeituráveis são: o delegado Águila Misuta (MDB) e o deputado estadual Tiago Amaral (PSB), que devem formalizar a participação na disputa neste sábado e domingo, respectivamente. Ainda serão realizadas as convenções do Podemos na segunda (14), com a candidatura do empresário Marcio Stamm, do PP, que irá referendar o nome do prefeito Marcelo Belinati para tentar a reeleição no dia 16.

O PSL, do deputado federal Filipe Barros,é a maior incógnita até o momento. Outros pré-candidatos, como o empresário Ciro Moraes(PMB) e Marcio Sanches (PCdoB), realizam convenções neste sábado (12).