Os deputados federais Milton Temer (PT-RJ) e Walter Pinheiro (PT-BA) apresentaram ontem na Câmara dos Deputados uma denúncia contra o presidente Fernando Henrique Cardoso por crime de responsabilidade. A representação é com relação às denúncias do envolvimento do ex-secretário-geral da Presidência Eduardo Jorge com o escândalo do TRT de São Paulo . ‘‘Essa representação não se choca com a operação da CPI’’, frisou Temer. ‘‘O que queremos é provocar o debate’’, observou.
O documento será apreciado pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer (PMDB-SP). Caso ele aprove, será instalada uma comissão especial de investigação. Aberto o processo, ele vai a julgamento no Senado. Se Michel Temer considerar a representação improcedente, os autores do pedido podem recorrer ao plenário. ‘‘Tenho direito de colocar a discussão em plenário e aí a base do governo vai ter, de qualquer maneira, que se pronunciar’’, declarou o deputado petista, acrescentando a necessidade de se promover um ‘‘debate político aberto’’. ‘‘A minha intenção é o impeachment’’, completou.
Os deputados argumentam que a questão crucial é saber se, por cumplicidade ou por omissão, FHC permitiu que o núcleo do Executivo ficasse exposto a ações suspeitas de um assessor próximo, indicado pelo próprio presidente.

mockup