A Polícia Militar (PM) de Maringá deteve, ontem de manhã, Enio Cezar Grigoleto, 30 anos, e Luiz Ferruci Leite, 35, que estavam tentando armar bancas de camelôs no centro da cidade. Os dois homens foram acusados por integrantes do diretório do PT de estarem a mando do candidato do PTB à Prefeitura de Maringá, Dr. Batista. No início da tarde, segundo a polícia, os dois prestaram depoimento e confessaram que foram contratados pelo vereador Silvio Camini (PDT), de Jandaia do Sul, para atuarem esta semana como camelôs.
Na propaganda o PTB usa imagens de camelôs em São Paulo, alegando que o PT em Maringá vai liberar o comércio ambulante. Os dois homens chamaram a atenção de pessoas que passavam pela avenida Brasil. Eles tentavam se passar por ‘‘petistas’’ e começaram a instalar as bancas para vender produtos do Paraguai. Integrantes do PT foram avisados e em seguida chamaram a polícia.
A ocorrência dos supostos camelôs poderá ser investigada como crime eleitoral pela Polícia Federal. Não está descartada a possibilidade de a polícia apurar a ligação do empresário e apresentador Luiz Carlos Massa, o ‘‘Ratinho’’, no caso. Ele é de Jandaia do Sul e está atuando na campanha de Dr. Batista como um dos principais aliados.
O coordenador de campanha do PTB, Domingos Trevisan, contestou ontem as acusações de que a presença dos dois camelôs na cidade seria armação do partido. ‘‘Agora tudo que acontece é culpa nossa’’, disse. Trevisan afirmou que não conhece o vereador de Jandaia do Sul e nem os supostos camelôs. ‘‘É uma armação muito fajuta que nada tem a ver com a nossa campanha e pode até ter sido feita para nos prejudicar’’, ressaltou o coordenador.
No programa veiculado anteontem, Ratinho apareceu para ‘‘lamentar’’ o incêndio ocorrido na segunda-feira e que destruiu a fábrica de colchões do candidato José Cláudio (PT). Em sua fala, o apresentador criticou o eventual uso do incêndio pelo PT para acusar o PTB e afirmou que desde a Antiguidade a história registra figuras que provocavam fatos para chamar a atenção. E citou como exemplo o imperador Nero ‘‘que era homossexual e colocou fogo em Roma’’.
Por causa desta declaração, a assessoria jurídica do PT conseguiu ontem suspender o programa do PTB. É a primeira vez desde o primeiro turno que a Justiça Eleitoral retira um programa do ar. Os advogados do PT também deveriam entrar ontem com uma ação de calúnia e difamação contra Ratinho, Dr. Batista e Domigos Trevisan. Durante as propagandas, o PTB ataca o PT utilizando imagens de violência para vincular o partido a movimentos grevistas e principalmente ao MST.