O PT aposta no crescimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná para tentar reverter o histórico recente de derrotas do partido no Estado e colocar o ex-governador Roberto Requião no segundo turno da eleição estadual, e aí num cenário mais provável, contra o atual chefe do Executivo, Ratinho Junior (PSD).

Imagem ilustrativa da imagem PT aposta em crescimento de Lula no PR para pôr Requião no 2º turno
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Presente na visita de Lula ao assentamento Eli Vive, no distrito de Lerroville, em Londrina, no último sábado (19), junto com outras lideranças petistas no Estado, a presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann, disse crer numa “mudança de rumo” com a candidatura de Requião ao Palácio Iguaçu.

“Primeiro, a gente não participa de uma campanha só por acreditar numa vitória. A gente participa, claro, buscando vitória, mas porque tem uma causa. E nós avaliamos que precisa mudar a política no Estado e principalmente no Brasil, não dá pra continuar no rumo em que nós estamos”, afirmou à FOLHA.

Requião, que se filiou ao PT semana passada, foi eleito três vezes governador quando ainda estava no atual MDB. Também é um histórico vitorioso que deve ser levado em conta, segundo avaliou o deputado federal Enio Verri (PT). Ele ainda considerou que com Lula crescendo nas intenções de voto no Paraná, estado que deu esmagadora vitória a Jair Bolsonaro (PL) em 2018, Requião naturalmente sobe. "São situações que nos levam a crer que o Requião vai para o segundo turno contra o governador (Ratinho Junior, PSD), e no cenário nacional nos leva a crer que no segundo turno o Lula estará no palanque do Requião já como presidente eleito. Isso muda radicalmente o cenário aqui", projetou.

LEIA TAMBÉM:

Em Londrina, Lula evita pragmatismo em discurso para a militância
Com novas filiações, bancada do PSD na AL chega a 12 deputados

CAUTELA

A despeito da liderança de Lula nas principais pesquisas de intenção de voto para presidente, a deputada Gleisi Hoffmann tem pregado contra o clima de “já ganhou”. Ela disse que os bolsonaristas “vêm fortes” e engajou os partidários do PT a se mobilizarem pela vitória do ex-presidente. As recentes pesquisas têm mostrado que Lula continua na liderança, mas Bolsonaro tem diminuído a diferença. O levantamento do Datafolha divulgado na quinta-feira mostrou que o petista tem 43% das intenções de voto, contra 26% do presidente.

“Eles vêm fortes porque estão no governo, quem está sentado na cadeira da presidência da República tem força, tem caneta, solta dinheiro, estão fazendo isso. Além disso, tem a máquina de fake news. Então, temos que estar preparados, nossa militância tem que saber que o jogo vai ser pesado”, disse Gleisi à reportagem.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.