PSOL de Londrina decide apoiar candidatura de Barbosa Neto
Em nota, diretório municipal afirma que o ex-prefeito ‘é a única alternativa para derrotar as candidaturas de extrema-direita e direita'
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de julho de 2024
Em nota, diretório municipal afirma que o ex-prefeito ‘é a única alternativa para derrotar as candidaturas de extrema-direita e direita'
Douglas Kuspiosz - Reportagem Local
Após realizar plenárias com os pré-candidatos Homero Barbosa Neto (PDT) e Isabel Diniz (PT), o diretório municipal do PSOL optou por coligar com o pedetista, que tenta voltar à Prefeitura de Londrina após mais de uma década. O partido é cotado para indicar o vice na chapa majoritária do PDT, mas a definição ocorrerá apenas em convenção.
Em nota encaminhada à imprensa, o PSOL afirma que buscou dialogar “com as forças democráticas e populares” da cidade no último ano. O intuito era a construção de uma candidatura “que unificasse os setores da cidade contra o avanço da extrema-direita”, mas isso não aconteceu, com PDT e PT lançando pré-candidaturas próprias.
“Como sinalização de unidade, optamos em não lançar candidatura à prefeitura e trabalhar para unidade do campo. Infelizmente, não conseguimos a unidade do campo e, prestes a fechar as convenções eleitorais, nos encontramos com duas candidaturas ainda do nosso campo”, aponta a legenda, se referindo a Barbosa e Diniz.
A definição do PSOL de apoiar a candidatura do PDT veio na noite de segunda-feira (29), em encontro de filiados e pré-candidatos psolistas à CML (Câmara Municipal de Londrina). A sigla espera conquistar ao menos uma cadeira no Legislativo.
“Por fim, conclamamos as forças democráticas, populares e progressistas da cidade de Londrina a se somarem conosco nesta candidatura, que é a única alternativa para derrotar as candidaturas de extrema-direita e direita de Londrina”, completa a nota da legenda.
FEDERAÇÃO
O partido está federado com a Rede, que indicou apoio à candidatura de Isabel Diniz. No entanto, o presidente municipal do PSOL, Marcio Sanches, lembra que os psolistas têm 70% dos votos da federação. "Democracia interna. Temos a maioria. Eles vão ter que seguir", ressalta.
O presidente diz que ainda não está definido qual psolista poderá ser indicado como vice de Barbosa Neto. O nome pode até vir de outro partido, garante, já que essa questão não foi determinante para o apoio do PSOL.
Presidente municipal do PDT, Ricardo Moura avalia que a entrada no PSOL na coligação fortalece a candidatura do ex-prefeito. "A união desses dois partidos, juntamente com o Mobiliza e outros que possam vir, nos dará maiores condições de vitória", afirma Moura, que também espera o apoio da Rede.
Por outro lado, o presidente do PT de Londrina, Nelson Antônio da Silva, reforça que membros da direção municipal da Rede estão integrados à campanha de Isabel Diniz. "E os pré-candidatos a vereadores da Rede já com intensa agenda junto com nossa candidata à Prefeitura de Londrina."
CONVENÇÕES
Enquanto a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) já realizou sua convenção, confirmando a chapa com Isabel Diniz e Márcia Bastos de Almeida, o PDT fará seu evento no próximo sábado, a partir das 8h30. A tendência é que a convenção do PSOL aconteça no mesmo horário e local, reforçando o apoio à candidatura de Barbosa.