PSDB vai representar contra Gleisi, Lula e Samek
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Agência Estado 
Brasília - O senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) e o deputado federal Duarte Nogueira (SP), ambos do PSDB, pediram ontem ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que investigue a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suspeitas de crime de peculato e improbidade administrativa.
Os parlamentares da oposição querem que os dois e o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, sejam investigados por suspeitas de irregularidades no processo de demissão de Gleisi da estatal, ocorrido em 2006, na véspera do início da campanha eleitoral. A ministra saiu da Itaipu e lançou sua candidatura ao Senado. Mas recebeu indenização da estatal como se tivesse sido demitida, como revelou o jornal O Estado de S. Paulo.
''Ao invés de solicitar seu afastamento, o que seria de se esperar, ou melhor, a ação que obrigatoriamente deveria ter sido tomada, a ministra Gleisi foi demitida pelos demais representados, demonstrando, assim, uma unidade de desígnios cujo resultado final foi a lesão aos cofres da União de valor superior a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais)'', alegam os parlamentares na representação protocolada na Procuradoria.
De acordo com eles, a ministra recebeu valores aos quais não tinha direito. ''Apenas uma conclusão é plausível, os representados, com unidade de desígnios, forjaram a demissão de Gleisi Hoffmann no afã de beneficiá-la, indevidamente, com dinheiro público'', sustentam. O senador e o deputado querem que Lula seja investigado por ter sido o responsável pela demissão de Gleisi, conforme divulgado no Diário Oficial.


