PSDB realiza convenção e quer ganhar mais espaço
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de novembro de 2003
Rodrigo Sais<BR>Equipe da Folha 
Curitiba - O PSDB realiza amanhã sua convenção estadual para aclamar os novos dirigentes do diretório estadual. Apenas uma chapa inscreveu-se para coordenar o partido no Paraná. O atual presidente da comissão provisória e vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa, continua à frente do partido pelos próximos dois anos. O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão e o deputado federal Affonso Camargo figuram, respectivamente, como 1º e 2º vice-presidentes, e o deputado federal Luiz Carlos Hauly será o novo secretário-geral do diretório.
Além de homologar a nova diretoria, os tucanos pretendem aproveitar a convenção para demonstrar que estão preparados para disputar as eleições municipais do ano que vem. Mesmo com o partido tendo sido derrotado na disputa pela presidência e pelo governo do Estado no ano passado, Beto Richa acredita que o partido pode virar o jogo em 2004. ''A sigla é atraente. O partido tem programas e conceitos, e foi o grande responsável por conquistas como a estabilidade econômica do País. Trabalhamos com a perspectiva de aumentar o número de municípios que já temos prefeitos'', afirmou Beto. Atualmente, o PSDB detém 85 prefeituras no Estado.
Beto acredita que a presença do governador Roberto Requião (PMDB) no Palácio Iguaçu pode ajudar os tucanos que fazem oposição ao governo. ''A figura do governador sempre é importante na campanha para as prefeituras, para o bem ou para o mal. Mas se o governo continuar nesse rumo, não creio que o Requião será um bom eleitor para o seu partido. Ele não cumpriu seus compromissos de campanha, e não está atendendo as expectativas dos paranaenses. A população tolera um tempo só de conversa, mas chega uma hora que as pessoas querem ver os resultados, e isso não está acontecendo'', afirmou o presidente do PSDB estadual.
O PSDB quer aproveitar a convenção também para começar as discussões a respeito dos nomes dos candidatos a prefeito e vereadores que serão lançados no ano que vem. ''Queremos lançar candidatos no maior número de cidades possível, e temos muitos nomes de peso para escolher. Em Londrina, por exemplo, temos nomes como o Hauly, embora ele não esteja propenso a lançar sua candidatura, e o vereador Tercílio Turini (ex-presidente da Câmara Municipal)'', afirmou Beto.
O presidente do diretório estadual não esconde, porém, que Curitiba é a grande prioridade do partido, pelo peso que pode ter na eleição para governador em 2006. A pouco menos de um ano para a disputa pela prefeitura, os tucanos já buscam alianças para enfrentar PT e PMDB na capital. ''Estou entusiasmado com o rumo das conversas. Estamos com um bom entendimento com vários partidos, como o PSL, PL e o PV. As conversas com o senador Osmar Dias (presidente estadual do PDT) também estão muito adiantadas'', disse.
Beto não acredita que uma possível coligação com o PDT poderia causar um constrangimento para o senador Alvaro Dias, que deixou justamente o partido do irmão para filiar-se ao PSDB. ''Em primeiro lugar, nossas conversas com o Osmar não incluem nenhum acordo para 2006, quando o Alvaro pode ter interesse em disputar uma eleição. Além disso, a relação do partido com o Alvaro está excelente. Ele veio para somar, sem exigir concessões ou cargos em troca'', afirmou Beto.


