A direção estadual do PSDB ajuizou na última sexta-feira, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, representação pedindo a cassação do registro da candidatura do governador Jaime Lerner (PFL). Os tucanos alegam que Lerner violou a legislação eleitoral ao participar na última terça-feira da inauguração da montadora Chrysler, em Campo Largo, município da região metropolitana de Curitiba.
Além de cassar o direito do governador de concorrer à reeleição, o PSDB pede que o PFL pague multa de 100 mil ufirs, o equivalente a cerca de R$ 95 mil. ‘‘A lei não faz distinção para governador que se diz convidado. O Lerner se intitulou assim porque quis, mas participou de atos, como posar para fotos e cortar fita, que não são tolerados pela legislação eleitoral’’, assinalou Genésio Natividade, o advogado do PSDB.
O artigo 77 da lei 9.504 de 97, que vai regulamentar as eleições de outubro, diz que ‘‘é proibido aos candidatos a cargos do Poder Executivo participar, nos três meses que precedem o pleito, de inaugurações de obras públicas’’. No entendimento dos tucanos o dispositivo é ‘‘genérico’’ e ‘‘bastante claro’’. ‘‘A participação na inauguração da Chrysler também foi infração, porque houve injeção de dinheiro público. E a presença de Lerner no evento desequilibrou o princípio da isonomia’’, defendeu Natividade.
A advogado informou que ajuizou a ação a pedido do presidente do PSDB, Olivir Gabardo. A representação contra Lerner vem antes do retorno de Paris do candidato ao Senado, ex-governador Álvaro Dias, cuja chegada está prevista para o início da semana. E é sustentada pelos tucanos descontentes com a fórmula de Brasília que evita o confronto entre PFL e PSDB, e que nos meios políticos do Paraná ficou conhecida por ‘‘acordo branco’’.
O secretário do Governo, José Cid Campêlo Filho, disse ontem que o PFL ainda não havia sido citado pela Justiça Eleitoral e que os advogados do partido desconheciam o teor da representação do PSDB. ‘‘Mas posso adiantar que não houve descumprimento de nenhuma norma. Além de não se tratar de obra pública, o governador participou como mero convidado. Ele (Lerner) tem obrigações como governador’’, ressaltou o secretário, que será um dos responsáveis pela defesa do governador no processo.
O PSDB já teve sucesso na primeira ação movida nesta eleição, quando conseguiu que o TRE restringisse a propaganda do governo.

mockup