PSDB cede e Aníbal Khury é reeleito
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de fevereiro de 1997
Sérgio Wesley Sucursal de Curitiba 
Kraw Penas/Folha de LondrinaMais uma vezO voto do vencedor, Aníbal Khury: apoio de 49 dos 54 deputados depois do acordo com os tucanosO PSDB cedeu aos apelos do deputado Aníbal Khury (PTB) para fazer parte da chapa de consenso eleita ontem para a mesa executiva da Assembléia Legislativa. Mas os tucanos também desafiaram o Palácio Iguaçu, a exemplo do que fez o PMDB, e indicaram Antonio Anibelli para o cargo de terceiro secretário. Anibelli, assim como Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), teve seu nome vetado pelo governo do Estado para integrar a direção da Assembléia.
Na reunião realizada na noite de quarta-feira, os deputados do PSDB decidiram não participar da chapa de consenso. A bancada já havia traçado uma estratégia para capitalizar isso politicamente. O veto do governo Jaime Lerner a um nome do PSDB seria utilizado como argumento, junto ao diretório nacional, para afastar de vez a possibilidade de o presidente Fernando Henrique Cardoso voltar a dividir os palanques no Paraná nas eleições de 98.
Mas o pedido pessoal do deputado Aníbal e o fato de todos os outros partidos terem aceitado a proposta de consenso nos fez rever a posição, justificou o deputado César Silvestri, líder do PSDB. Os tucanos aceitaram a composição, mas fizeram questão de marcar a independência da bancada em relação ao governo Jaime Lerner e indicaram Anibelli.
O líder do governo na Assembléia, deputado Valdir Rossoni (PDT), voltou a dizer que não houve veto do Palácio Iguaçu aos nomes de Romanelli e Anibelli. Havia apenas uma posição contrária, o que não chega a ser veto, já que a Assembléia é independente para tratar das questões internas, afirmou.
Com a decisão do PSDB, não houve necessidade de segundo turno para a escolha da mesa executiva. A Assembléia reelegeu Aníbal Khury (PTB), presidente; Luiz Carlos Zuk (PDT), 1º vice-presidente; Neivo Beraldin (PPB), 2º vice-presidente; Luiz Carlos Martins (PDT), 1º secretário, e Nelson Garcia (PFL), 2º secretário. Foram eleitos para primeiro mandato na direção da Casa os deputados Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), 3º vice-presidente; Antonio Anibelli (PSDB), 3º secretário; Irondi Pugliesi (PPB), 4ª secretária, e Ângelo Vanhoni (PT), 5º secretário.
Apesar de integrar a chapa de consenso, o PT decidiu não apoiar a reeleição de Khury para a presidência da Assembléia. Khury fez 49 votos. Entre os outros oito membros da executiva, o mais votado foi Romanelli, com 41 votos, seguido de Beraldin e Vanhoni (39 votos), Zuk, Martins e Irondi (37 votos) e Garcia e Anibelli (36 votos).


