PSD será coordenado por Sciarra no Paraná
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 08 de abril de 2011
Marcela Rocha Mendes <br> Equipe da Folha 
Curitiba - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve ontem à noite com lideranças da política paranaense para discutir a fundação do Partido Social Democrático (PSD) no Paraná. Ele anunciou o deputado federal Eduardo Sciarra como coordenador do processo de estruturação do novo partido e não quis adiantar quais outros nomes já estão confirmados. Kassab acredita que o partido deve integrar a base de apoio do governador Beto Richa (PSDB) no Paraná, mas não quis citar nomes para as eleições municipais do próximo ano.
O PSD será oficialmente fundado na próxima quarta-feira. Mas, de acordo com Kassab, ele já nasceu politicamente em nove estados brasileiros e conta com um governador, quatro vice-governadores e dois senadores. Nacionalmente, ele afirma que o partido será de centro. ''Já temos no partido lideranças que, no plano federal, apoiam o governo Dilma Rousseff (PT) e outras que não. Por isso o partido nasce independente, podendo cada um ocupar sua posição seja na base do governo ou não''.
No entanto, o prefeito paulistano adianta as posições que o partido deverá defender, como a economia de mercado e a manutenção das liberdades individuais. Ele descartou uma fusão com outros partidos, mas acredita que precisará estabelecer alianças para disputar eleições. Questionado sobre nomes indicados para disputar a prefeitura da capital, Kassab respondeu que ''seria muito ruim a direção nacional falar pela direção municipal''.
Sciarra comunicou anteontem a saída da vice-presidência nacional do Democratas. Ele disse que aceitou o convite para coordenar a fundação do PSD no Paraná, mas que o partido ''não terá um dono nem nacionalmente, nem no Paraná''. Embora tenha anunciado em um primeiro momento que não deixaria o DEM, Sciarra argumenta que queria ter certeza de que permaneceria na oposição ao governo federal.
O deputado estadual Ney Leprevost (PP) também participou do encontro, mas classificou sua adesão ao partido de Kassab como 95% confirmada. Ele disse já ter o apoio de sua base de eleitores, mas quer ainda analisar ''o que diz o coração''. O nome de Alceni Guerra já está confirmado para integrar a nova legenda e Kassab afirmou que fez um convite pessoal ao ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), ainda sem resposta.


